Xiaomi supera a Apple em vendas globais de smartphones

A marca chinesa superou a Apple em meio a um declínio sazonal, impulsionada por promoções e uma estratégia de produtos focada
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 20/09/2024 04h07
xiaomi
Imagem: Alan Sau/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Xiaomi alcançou o segundo lugar em vendas globais de smartphones em agosto de 2024, a primeira vez que o posto é alcançado pela empresa chinesa desde agosto de 2021. Os dados são de uma agência de pesquisa, a Counterpoint Technology.

Apesar de seus volumes de vendas permanecerem estáveis em comparação com o declínio sazonal da Apple, a marca se destacou com promoções na América Latina, contribuindo para a recuperação do mercado global.

Após enfrentar dificuldades em 2022, a Xiaomi reformulou sua estratégia de produtos e vendas, resultando em crescimento consistente ao longo de 2023.

O Diretor de Pesquisa Tarun Pathak ressaltou que a empresa adotou uma abordagem mais focada, lançando modelos específicos por faixa de preço e ampliando sua presença em novos mercados.

A Xiaomi aproveitou promoções para crescer em vendas globalmente (Imagem: Robert Way / iStock)

Leia mais:

Os dispositivos Redmi, especialmente na faixa de preço abaixo de US$ 200 (aproximadamente R$ 1.075), têm sido populares, ajudando a Xiaomi a ganhar participação em regiões como Índia, América Latina, Sudeste Asiático, Oriente Médio e África.

Novo iPhone deve devolver posição para a Apple

  • A conquista do segundo lugar também foi impulsionada pela queda sazonal da Apple, que geralmente se prepara para o lançamento da nova geração de iPhones em setembro.
  • A ascensão da Xiaomi reflete uma competição intensa no mercado global de smartphones, onde marcas buscam se diferenciar por novas tecnologias e design, como dispositivos dobráveis e recursos de inteligência artificial.
  • Segundo a pesquisa, a empresa que mais vende smartphones no mundo continua sendo a Samsung.
  • O cenário permanece dinâmico, com a Apple provavelmente recuperando sua posição à medida que as vendas do iPhone 16 ganharem mais força.
Nova estratégia de produtos e vendas da Xiaomi vai rendendo bons resultados – Imagem: Tada Images/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.