Fusão de galáxias e eclipse lunar nas Imagens Astronômicas da semana

Apresentamos mais duas imagens de uma série em que mostraremos astrofotografias produzidas aqui no Brasil, por brasileiros
Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares 23/09/2024 16h41, atualizada em 23/09/2024 16h50
unnamed-32-1920x917.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos mais duas imagens de uma série em que mostraremos astrofotografias produzidas aqui no Brasil, por brasileiros. Confiram:

Fusão de Galáxias

[ Créditos: Rafael Sampaio – Obstech, Chile ]

A primeira imagem é um registro espetacular do ARP 271, um par de galáxias espirais de tamanho semelhante interagindo entre si. As galáxias NCG 5426 e NGC 5427 têm aproximadamente 60 mil anos-luz de diâmetro, cada, e estão num processo de colisão que ainda deve durar alguns milhões de anos. Na verdade, como ARP 271 está localizado a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância, é provável que essa colisão já tenha formado uma única galáxia, resultado da fusão entre NCG 5426 e NGC 5427, mas que a luz destes dramáticos momentos intergalácticos ainda não tenha chegado até nós.

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/110 

Eclipse Parcial da Lua

[ Créditos: Alexsandro Mota, Conceição do Coité, BA ]

Já a segunda imagem é um belíssimo registro do eclipse parcial da Lua que ocorreu no início desta semana. Por pouco mais de 1 hora, o astro esteve parcialmente escurecido pela sombra da Terra. Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados no espaço com o nosso planeta projetando sua sombra na superfície lunar. No ápice deste último eclipse, a sombra terrestre ocupou apenas 3,5% da superfície visível da Lua. Mas além de eclipsada, nossa vizinha cósmica também estava cheia e passando por seu periélio, ponto da órbita lunar mais próximo da Terra, ou seja, temos aqui um belo registro de um eclipse da “superlua”.

Marcelo Zurita
Colunista

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.