Pesquisa revela quais são as redes sociais menos confiáveis

Levantamento ouviu mil pessoas nos EUA sobre as empresas de mídia ou tecnologia menos confiáveis para o público
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 23/09/2024 15h45, atualizada em 26/09/2024 16h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um levantamento realizado nos Estados Unidos pelo All About Cookies e publicado pelo Emarketer apontou quais as empresas de mídia ou tecnologia menos confiáveis para o público. Os grandes vencedores (ou perdedores, no caso) foram o TikTok e o X (antigo Twitter).

Confiança do público nas empresas está em baixa

De acordo com a pesquisa, o pior resultado foi da rede social chinesa. O TikTok, envolvido em diversas discussões sobre ameaças à segurança nacional nos EUA, foi descrita como confiável por apenas 29% dos entrevistados, enquanto 19% disseram ser neutros e 52% responderam que não confiam na empresa.

Já o X, controlado por Elon Musk, foi considerado confiável por 28% dos ouvidos. Outros 30% disseram ter uma posição neutralidade, enquanto 43% alegam que não confiam na plataforma.

tiktok-eua
TikTok enfrenta vários problemas e pode até ser banido dos EUA (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Os níveis das duas empresas são quase idênticos à confiança do público no governo dos Estados Unidos, que costumam ser baixos no geral. A pesquisa, que pode ser conferida clicando aqui, foi realizada com mil participantes entre os meses de maio e abril de 2024.

Leia mais

Logo do X em smartphone que está em cima de um notebook
Plataforma de Elon Musk não foi bem avaliada pelos norte-americanos (Imagem: sdx15/Shutterstock)

Falta de moderação é problema

  • Ainda de acordo com a pesquisa, o sentimento negativo do público pode estar relacionado com a falta de moderação nas redes sociais, especialmente no caso da empresa de Elon Musk.
  • Além disso, o aumento da disseminação de bots e golpistas pode contribuir com a sensação dos norte-americanos.
  • Por outro lado, a Amazon foi escolhida a empresa de mídia ou tecnologia mais confiável dos EUA.
  • No total, 70% dos entrevistados disseram confiar na companhia e apenas 9% responderam o contrário.
  • Na sequência aparecem Google (65% de índice de confiança) e Netflix (64%).
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: