(Imagem: Robert Larter / Atmos)
A Geleira Thwaites, também conhecida como Geleira do Juízo Final, está deteriorando (e derretendo) em ritmo mais acelerado do que previsto – o que pode provocar uma catástrofe global em breve. Foi isso que previu um novo estudo de pesquisadores dos Estados Unidos e Reino Unido usando robôs submarinos.
A equipe estimou que, se uma das maiores geleiras do mundo colapsar, pode provocar um aumento do nível do mar em 65 centímetros, arriscando populações e habitats globalmente.
A geleira Thwaites tem largura de 120 quilômetros e espessura de mais de 2 mil metros, com uma área equivalente a toda a Grã-Bretanha. Ela fica localizada a oeste da Antártida, no Oceano Pacífico.
Como lembrou o Uol, a região onde fica a Geleira do Juízo Final é responsável pelo aumento no nível do mar global em 4,6 milímetros ao ano, 8% do ritmo de crescimento atual. No entanto, esse cenário pode estar piorando.
Um grupo de estudos formado por pesquisadores dos Estados Unidos e Reino Unidos membros do projeto ITGC (International Thwaites Glacier Collaboration), que estuda a geleira há seis anos, revelou na semana passada que ela está se deteriorando em um ritmo ainda mais rápido. Segundo eles, caso a Geleira do Juízo Final entre em colapso total, pode elevar o nível do mar em 65 centímetros, provocando a uma catástrofe global.
E piora: se o derretimento chegar ao manto de gelo do oeste antártico, atualmente submerso e onde a geleira está inserida, o nível do mar pode subir em 3,3 metros.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de setembro de 2024 17:53