TikTok vai desativar seu serviço de streaming de música

Dados pessoais dos usuários do serviço serão excluídos da plataforma após seu encerramento, que será em 28 de novembro
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 24/09/2024 13h45
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Foto: Poetra.RH/Shutterstock
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O TikTok vai encerrar oficialmente o seu serviço de música, apenas dois anos desde que a empresa que controla a rede social, a chinesa ByteDance, lançou o streaming em uma tentativa de concorrer com os gigantes do ramo, Spotify e Apple Music.

O TikTok Music, como era conhecido o serviço, encerrará em 28 de novembro, disse a empresa nesta terça-feira (24) em seu site.

“As informações da conta do TikTok Music e os dados pessoais serão excluídos automaticamente após o fechamento do TikTok Music”, disse. Os usuários foram aconselhados a transferir as playlists para outros serviços até 28 de outubro.

“Fecharemos o TikTok Music no final de novembro para focar em nosso objetivo de promover o papel do TikTok em impulsionar ainda mais a audição musical e o valor nos serviços de streaming de música, para o benefício de artistas, compositores e da indústria”, disse Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da empresa.

ByteDance queria competir com gigantes do streaming de música

  • A ByteDance começou a conversar com gravadoras sobre a expansão de sua oferta de streaming de música para competir com os líderes da indústria em 2022, com ambições de entrar na indústria canalizando a popularidade das músicas virais do TikTok.
  • A gigante dos vídeos curtos lançou a plataforma de streaming de música por assinatura em julho do ano passado na Indonésia e no Brasil, e depois se expandiu para a Austrália, México e Cingapura semanas depois.
  • Os vídeos do TikTok foram creditados por catapultar novos artistas e criar canções de sucesso, o que levou a conflitos com gravadoras.
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No Brasil, as mensalidades do TikTk Music custavam a partir de R$ 8,50 (Imagem: Divulgação/ TikTok)

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Em fevereiro, o Universal Music Group retirou a música de seus artistas do TikTok em um desentendimento sobre se os músicos eram pagos de forma justa por seu trabalho aparecendo no aplicativo.

A briga, que resultou em vídeos no TikTok aparecendo sem áudio, destacou a crescente importância das empresas de mídia social para a indústria musical.

Bilhões de vídeos do TikTok usam músicas do catálogo da Universal, que inclui alguns dos maiores artistas do mundo — Taylor Swift, Bad Bunny, Olivia Rodrigo, Drake, SZA e Billie Eilish.

As empresas chegaram a um acordo em maio para devolver a música da Universal à plataforma, aumentando os royalties dos artistas e ampliando as proteções de inteligência artificial.

TikTok vai encerrar serviço de streaming de música só um ano após o seu lançamento – Imagem: Shutterstock/BINK0NTAN.
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.