Spotify libera criação de playlist personalizada com IA para novos países

Ferramenta passa a ficar disponível para mais assinantes de países de língua inglesa, sem previsão de chegada ao Brasil
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 24/09/2024 15h03
spotify
Imagem: Charles McClintock Wilson/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify liberou nesta terça-feira (24) o recurso de inteligência artificial que permite a criação de listas de reprodução personalizadas a partir de descrições de textos em mais quatro países. A ferramenta pode ser acessada por assinantes Premium, com valor mínimo de US$ 5,99 para estudantes ou US$ 11,99 para demais clientes.

O sistema AI Playlist já tinha sido lançado no Reino Unido e na Austrália tanto para Android quanto para iOS, e, agora, foi expandido para demais países de língua inglesa: Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. Por enquanto, não há previsão de chegada da tecnologia ao Brasil.

O recurso pode ser acessado no botão “+” no canto superior da biblioteca do Spotify. Um chat será aberto para descrever a lista desejada, como “músicas assustadoras para tocar durante o Halloween” ou “músicas relaxantes para tomar banho”. Para salvar a playlist, basta tocar no botão “Criar”, no canto superior direito.

Montagem com capturas de tela da nova função AI Playlist do Spotify
Comandos específicos tendem a trazer melhores resultados para playlist (Imagem: Divulgação/Spotify)

O Spotify pediu a alguns de seus funcionários que contassem as experiências com a nova ferramenta. A cientista de dados sênior Annabelle Rolland pediu uma playlist de “músicas descoladas e animadas para ajudar a desempacotar caixas em minha nova casa”. O resultado foi uma lista chamada Energized Unpacking Grooves. Já o engenheiro iOS sênior Renato Gamboa pediu “House music do deserto para dirigir por Joshua Tree”, na Califórnia, e disse que teve uma experiência inesquecível.

Leia Mais:

IA ainda limitada

A versão está disponível apenas para aparelhos móveis, e não há previsão de quando o sistema de IA poderá ser acessado pelo desktop ou aplicativos da internet.

Cada playlist contém 30 músicas que podem ser ajustadas de acordo com o desejo do assinante, que pode solicitar mudanças de ritmo ou vibrações, por exemplo. As descrições que especificam gênero, década, humor ou artista tendem a entregar melhores resultados.

Não há previsão de chegada da ferramenta de IA ao Brasil (Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock)

A ferramenta aceita diversas referências, mas possui restrições com fatos não relacionados à música, marcas e conteúdos de teor ofensivo. A empresa de streaming informou que pretende continuar inovando nesse novo tipo de experiência, e que trará novidades em breve.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.