Elon Musk prepara discurso para volta do X no Brasil

Elon Musk estaria preparando discurso para a volta do X em defesa da liberdade de expressão
Gabriel Sérvio24/09/2024 20h26, atualizada em 25/09/2024 20h38
logo do X e silhueta de elon musk
(Imagem: kovop / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O X (antigo Twitter) está mais perto de voltar a funcionar no Brasil. A empresa cumpriu mais uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF) ao nomear uma representante legal para o Brasil e pode estar no ar novamente na próxima semana.

O bilionário Elon Musk, dono da empresa, já estaria até preparando um discurso para a volta da plataforma, segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Musk ainda planeja contestar determinações do STF

Apesar de acatar as exigências do STF, como remover contas que divulgavam conteúdo antidemocrático, Musk deve apresentar novos recursos na justiça brasileira para contestar determinações do Supremo Tribunal Federal.

É esperado que o empresário declare que a atitude é uma forma de defesa da liberdade de expressão — justificativa que usa desde o início do embate com o STF.

Montagem com fotos de Elon Musk e Alexandre de Moraes
(Imagens: Frederic Legrand/COMEO e Salty View/Shutterstock)

Os documentos necessários para comprovar a representação da empresa no Brasil, um passo importante para encerrar a suspensão do X, devem ser apresentados ainda nesta terça-feira (24) à Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP).

O que ainda falta para o X voltar no Brasil?

O X continua cumprindo os requisitos impostos pela Justiça para voltar a funcionar no Brasil. Embora o retorno esteja mais próximo, ainda faltam etapas até o desbloqueio da rede:

  • O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, solicitou comprovações da situação cadastral da empresa no Brasil e relatório sobre a possibilidade de acessar à rede social por “meios não tradicionais”;
  • Apesar de a empresa ter anunciado uma representante legal, Moraes também solicitou cópias de alguns documentos para comprovar a legalidade do cadastro;
  • Por fim, após a volta temporária da rede por meio de alteração de IP, o ministro impôs uma nova multa de R$ 5 milhões ao X por desobedecer bloqueio judicial;
  • A empresa de Elon Musk também deve derrubar mais perfis antidemocráticos ou que disseminam discurso de ódio;
  • Também é necessária uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal para liberar o acesso ao X no Brasil.

Vale mencionar que advogados da empresa estariam preparando um pedido formal ao ministro do STF, para a rede voltar a funcionar. Esse pedido deve ser apresentado ao STF nos próximos dias.

Leia mais:

A suspensão do X/Twitter no Brasil

logo do X e silhueta de elon musk
Ministro Alexandre de Moraes suspendeu o X/Twitter no Brasil após Elon Musk não nomear representante legal dentro do prazo estipulado pelo STF (Imagem: kovop/Shutterstock)

O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do do X no Brasil em 30 de agosto. A decisão foi tomada após o STF intimar Elon Musk, dono da rede social, a nomear um novo representante legal da empresa no país, o que não aconteceu no prazo determinado.

A rede social também anunciou o fechamento do escritório no Brasil em 17 de agosto, medida tomada após Moraes determinar a prisão da representante da plataforma caso não fossem cumpridas ordens de bloqueios de perfis.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.