Além de aliviar o calor, essa invenção também promove a arte; veja

O sistema Silky Fine Mist, da Panasonic, é utilizado no verão japonês desde 2019; mais recentemente, porém, produto ganhou novas funções.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Ignacio de Lima 24/09/2024 13h36
Captura-de-tela-2024-09-24-105515-1920x1080
Imagem: Reprodução/Panasonic
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Brasil começou esta semana com uma nova onda de calor em várias regiões. Já é a sétima onda, segundo cálculos de alguns meteorologistas. A sensação térmica é ainda pior em locais fechados e com grande circulação de pessoas. É o caso do metrô, por exemplo.

Quem usa sabe do que estou falando. Dentro dos vagões tem ar-condicionado, mas na parte de fora não… Uma ideia sobre como aliviar esse calor extremo vem do Japão – e já tem mais de 5 anos, estreou em 2019.

Naquele ano, a Panasonic lançou um aparelho que solta uma névoa bem fina de água. Funciona como uma espécie de ar-condicionado para ambientes externos.

O Green AC foi rapidamente adotado pelas autoridades do país, que o instalaram em estações de metrô e em alguns prédios públicos. O sistema é acionado apenas durante os dias mais quentes do verão, poupando energia nos outros.

Leia mais

Uma tecnologia que cairia bem por aqui

  • Essa névoa fina que sai do Green AC recebeu o nome da Panasonic de “Silky Fine Mist”.
  • A empresa afirma que seus bicos usam uma combinação de água pressurizada e ar comprimido para pulverizar essas gotículas.
  • E são micro gotículas: é uma névoa tão fina (de seis a ⁠10 mícrons) que não parece molhada ao toque.
  • Ela, no entanto, alivia bastante a sensação de calor.
  • Como sabemos, o ar-condicionado tradicional funciona bem apenas em ambientes fechados.
  • Em áreas externas ou muito grandes, porém, ele não consegue gelar o ambiente.
  • O Green AC supre essa lacuna.
  • Vale destacar que você não vai conseguir transportar o aparelho de lá para cá.
  • Isso porque ele é bem pesado: tem 90 cm de largura, 90 cm de altura, pesa quase 199 kg e consome 2,4 quilowatts de energia sozinho (um consumo bem alto).

Névoa e arte

Além de ajudar a aliviar o calor, os japoneses também arranjaram outro uso para o aparelho. E, sim, esse uso envolve a arte.

Eles perceberam que essa camada de névoa fina forma uma espécie de tela. A partir disso, começaram a levar projetores para exposições de tecnologia, mostrando que o Green AC funciona como um bom display transparente.

Esse vídeo divulgado pela própria empresa mostra o resultado desse experimento – e, sim, fica legal de verdade:

Esse produto não está à venda aqui no Brasil.

As informações são do The Verge.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.