Confira o Olhar Digital News na íntegra (24/09/2024)

A visita do 'Cometa do Século', uma tempestade geomagnética no caminho e mais! Veja os destaques da edição desta terça-feira (24)
Bruno Capozzi24/09/2024 21h09, atualizada em 25/09/2024 01h45
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Veja os principais destaques desta terça-feira (24):

Lula critica concentração de poder na IA durante discurso na ONU

Na 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discursou sobre temas cruciais como inteligência artificial (IA) e a regulação de plataformas digitais. O discurso realizado em Nova York, nos Estados Unidos, na manhã desta terça-feira (24), abordou pontos que ecoam preocupações globais em torno da concentração de poder tecnológico e dos impactos no ambiente digital, com reflexos diretos em questões como soberania, direitos humanos e liberdade de expressão.

“Cometa do Século” já está visível no céu – veja imagens

Um cometa distante tem deixado o céu mais especial nos últimos dias. A orientação é: aproveite a oportunidade de agora para observá-lo porque depois pode ser tarde demais.

Terra pode ser atingida por tempestade geomagnética “turbinada”

Uma tempestade geomagnética deve atingir a Terra nesta quarta-feira por causa de uma explosão no Sol que liberou uma grande quantidade de partículas. Essa explosão de classe M, uma categoria moderada, foi mais forte do que o normal, turbinada por um fenômeno extra.

Recorde: cosmonautas voltam à Terra após 374 dias no espaço

Os cosmonautas russos Oleg Kononenko e Nikolai Chub voltaram à Terra após uma longa missão na Estação Espacial Internacional. Eles chegaram em segurança ao Cazaquistão na segunda-feira, junto com a astronauta da NASA, Tracy Dyson. Kononenko e Chub passaram um tempo recorde de mais de um ano no espaço, enquanto Dyson ficou 184 dias.

Cineasta troca músicos por IA e alerta: “compositores vão desaparecer”

Um dos maiores cineastas de Bollywood é Ram Gopal Varma. Também conhecido como RGV, ele fez um anúncio que pode impactar bastante no cenário dos filmes indianos: o cineasta vai passar a trabalhar exclusivamente com inteligência artificial na composição de trilhas sonoras de tudo que ele produz.

O Olhar Digital News vai ao ar em nossas redes sociais de segunda a sexta-feira.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.