Carros anfíbios podem se tornar obrigatórios no Brasil; entenda

Segundo projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, os carros anfíbios ajudariam em situações como as enchentes que atingiram o RS
Alessandro Di Lorenzo25/09/2024 15h10
carros-anfibios-1-1920x1080
Imagem: David JC/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê que todas as montadoras no Brasil disponibilizem também carros anfíbios em seus catálogos de produtos. Estes modelos são destinados a operar tanto em terra quanto na água, e, segundo o texto, serviriam para o enfrentamento de situações emergenciais, como enchentes e alagamentos no país.

Carros anfíbios e a relação com as mudanças climáticas

De acordo com o Projeto de Lei 1824/24, os carros anfíbios deverão seguir os requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas autoridades brasileiras. O texto ainda estabelece que eventuais infratores estarão sujeitos a sanções previstas na legislação do país.

Veículos anfíbios serviriam para o enfrentamento de situações como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul (Imagem: Cid Guedes/Shutterstock)

Para o deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE), autor da proposta, a oferta de carros anfíbios contribuirá para a proteção da vida e do patrimônio dos cidadãos, possibilitando respostas mais ágeis e eficazes em situações de emergência.

Ao apresentar o projeto, ele citou a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, ocorrida no primeiro semestre do ano. Além disso, afirmou que casos do tipo têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil em função dos efeitos das mudanças climáticas. Saiba mais sobre a proposta clicando aqui.

Leia mais

Visão de cima da Câmara dos Deputados do Brasil
Texto está em fase inicial de tramitação na Câmara dos Deputados (Imagem: Diego Grandi/Shutterstock)

Proposta precisa ser aprovada na Câmara e no Senado

  • A tramitação do Projeto de Lei 1824/24 ainda está nas fases iniciais.
  • A proposta precisa ser analisada pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, de Indústria, Comércio e Serviços, além da de Constituição e Justiça e de Cidadania da casa.
  • Após cumprir estes requisitos, o texto será levado ao plenário da Câmara, onde será discutido e votado.
  • Caso seja aprovada, a proposta é então enviada ao Senado, onde também precisará passar por avaliação antes de virar lei.
  • Dessa forma, não existe nenhum tipo de previsão e nem mesmo garantia que o oferecimento de carros anfíbios pelas montadoras no Brasil vire uma regra.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.