Imagem: CC Lathish/Shutterstock
O Aeroporto Internacional de Paro (PBH), no Butão, é conhecido como um dos mais desafiadores do mundo para pousos. Com uma pista curta situada entre montanhas de 18.000 pés (5,49 quilômetros), é necessário um alto nível de habilidade técnica e precisão.
As difíceis condições de voo aumentam a atração por viajar ao Butão, país com cerca de 800 mil habitantes. Jatos grandes são proibidos no aeroporto, fazendo parte do apelo para os entusiastas da aviação.
O capitão Chimi Dorji, da Druk Air, explicou para a CNN americana que, embora Paro seja “difícil, mas não perigoso”, os pilotos precisam de treinamento específico. Eles devem pousar manualmente, sem radar, e conhecer bem a região, pois qualquer erro pode levar a um pouso em áreas não seguras.
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A pista de Paro, com 2.267 metros, é cercada por montanhas, tornando a visão da pista limitada até o último momento do pouso. A aviação no Butão está mudando, com planos para expandir o aeroporto de Gelephu, que possui um terreno mais plano e permitirá pistas mais longas e o uso de jatos maiores.
A Druk Air, fundada em 1981, ainda é uma companhia jovem em comparação com outras no mundo. Há um esforço crescente para treinar mais pilotos locais, ao invés de recrutar apenas do exterior, reforçando o futuro da aviação no Butão.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2024 20:13