Com a quantidade de pessoas que viajam de avião diariamente, muitas vezes, vemos relatos de bagagens perdidas entre os aeroportos, causando grande dor de cabeça aos passageiros.

Contudo, um aeroporto pode se gabar de nunca ter perdido uma só bagagem em seus 30 anos de operação: o Aeroporto Internacional de Kansai, localizado em Osaka (Japão).

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Funcionários que atuam com as malas trabalham em equipes de dois a três somente (Imagem: Nattakit Jeerapatmaitree/Shutterstock)

O sistema deles é tão bom e bem-visto que, em abril, o site britânico de aviação Skytrax conferiu ao Kansai o prêmio de aeroporto com a melhor entrega de bagagens do mundo em 2024, destaca o UOL.

Não achamos que temos feito algo especial, temos trabalhado como normalmente fazemos. Nós apenas fazemos nosso trabalho diariamente e somos reconhecidos por isso. Estamos felizes, com certeza, de receber este prêmio. Acho que nossa equipe, especialmente aqueles que trabalham no solo, se sentem mais satisfeitos.

Kenji Takanishi, porta-voz do Aeroporto Internacional de Kansai, em entrevista à CNN dos EUA

Apesar do tom modesto, Takanishi explicou haver sistema responsável por lidar com as malas e pode explicar o recorde.

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Entenda o serviço de bagagens do aeroporto japonês

  • Segundo o porta-voz, as equipes que mexem com as malas trabalham em grupos de duas a três pessoas por vez;
  • A técnica é realizada para reduzir quantas pessoas têm contato com cada bagagem;
  • Cada funcionário usa manual detalhado, que explica regras sobre como realizar o embarque e desembarque de cada carga em cada uma das companhias aéreas que operam no Kansai;
  • Eles também são instruídos a compartilhar informações entre si regularmente;
  • Dessa forma, existe um rígido controle na quantidade de bagagens desembarcadas, no qual são comparadas à quantidade embarcada no aeroporto de origem;
  • Caso haja descompasso na quantia, os funcionários reexaminam a área de transporte de cargas;
  • Outro benefício deste sistema é evitar que as malas sejam danificadas, pois há menos descuidos;
  • À Newsweek, Takanishi deu um exemplo: caso uma carga se molhe na chuva, ela é seca e devolvida ao carrossel que devolve as malas aos passageiros.

“Como muitos clientes vêm a Kansai de todas as partes do mundo, temos como objetivo sermos mais corteses e precisos em nossas operações”, explanou. Essa precisão é levada à risca, pois uma das metas estabelecidas aos funcionários é levar as bagagens do porão de carga até o carrossel em até 15 minutos após o pouso do avião.

Além disso, cada uma das malas deve ser colocada na esteira com a alça para cima, para ser mais fácil de ser retirada pelo passageiro (afinal, as esteiras são rápidas e, até, perigosas).

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Já itens especiais, como carrinhos de bebê e equipamentos esportivos, precisam ser entregues diretamente a seus donos, de modo a evitar danos durante o desembarque.

Vista aérea do Aeroporto Internacional de Kansai (Imagem: Go_Legacy/Shutterstock)

Quantas pessoas passam pelo aeroporto?

Dados dão conta de que cerca de 30 milhões de pessoas passam por Kansai anualmente, e levam cerca de 11 milhões de malas consigo. O número, porém, é inferior aos de aeroportos brasileiros, por exemplo:

O Aeroporto Internacional de São Paulo, que fica em Guarulhos (SP) recebeu, em 2023, 41 milhões de pessoas – o mais movimentado do Brasil, enquanto, pelo de Brasília, passaram 14,8 milhões de passageiros no ano passado.

O Aeroporto de Kansai ficou em 18º lugar no ranking dos melhores aeroportos do mundo elaborado pela Skytrax. Nenhum aeroporto brasileiro figura na lista, que elenca 100 aeroportos de todo o mundo, ao todo.