Gemini vai fazer parte do ‘Office do Google’ (para quem paga)

O Gemini vai aparecer entre os serviços oferecidos nos planos do Workspace (antigo G Suite) do Google; entenda a mudança que isso representa
Pedro Spadoni25/09/2024 13h25, atualizada em 27/09/2024 01h49
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou que o Gemini vai fazer parte do seu “pacote Office”. Isso significa que a inteligência artificial (IA) da empresa vai estar entre os serviços oferecidos pelos planos do Workspace (antigo G Suite), como Gmail, Drive e Docs.

Detalhe importante: esta novidade vale apenas para pessoas e empresas que pagam para usar serviços do Workspace. Até então, era preciso comprar à parte um complemento do Gemini para usar sua versão mais avançada junto ao antigo G Suite.

Planos pagos do Workspace terão Gemini incluso no pacote em 2024

O Gemini deve chegar ao Workspace em algum momento do quarto trimestre de 2024, conforme anunciado pelo Google nas postagens mais recentes do seu blog. A estratégia da empresa é tornar sua IA uma parte central dos seus serviços voltados à produtividade – e, quem sabe, conquistar mais alguns milhões de adeptos.

(O Google já lançou até um curso sobre como usar o Gemini nos serviços oferecidos no Workspace – e meio que de graça ainda por cima.)

Ilustração de Gemini no Workspace do Google
Colocar Gemini no Workspace faz parte da estratégia do Google em tornar a IA uma peça central dos seus serviços de produtividade (Imagem: Google)

O Google informou que o Gemini está sujeito aos mesmos termos empresariais que outros serviços principais do Workspace.

  • Traduzindo: a big tech não usará os dados da empresa, respostas geradas ou solicitações de usuários para treinar ou melhorar seu modelo de IA Gemini;
  • Aliás, o Gemini para Workspace agora possui certificações de segurança e privacidade SOC 1/2/3 e ISO 27701 – ambas voltadas para empresas e indústrias.

Além disso, usuários apontados como administradores no Workspace poderão, “em breve”, gerenciar se o Gemini armazena respostas geradas e solicitações de usuários. Eles também poderão limitar o tempo de armazenamento dessas informações.

Leia mais:

Novidade do Google para cibersegurança

Ilustração de pessoa quase tocando escudo de cibersegurança
“Security Advisor” do Google vai trazer insights e recursos de navegação segura e proteção de dados a assinantes do Workspace (Imagem: NicoElNino/Shutterstock)

O Google também lançou o “Security Advisor” (“Conselheiro de Segurança”, em tradução livre). Segundo a empresa, a ferramenta “fornece insights diretamente na caixa de entrada de um administrador de TI”.

Esse “Security Advisor” inclui recursos de navegação segura e proteção de dados para Chrome, Gmail e Google Drive. E será disponibilizado para assinantes do Workspace “nas próximas semanas”.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.