Novo spray nasal ‘prende’ vírus e impede infecção

O spray nasal age como um gel revestindo o interior do nariz e prendendo vírus ou bactérias inalados, imobilizando-os até que morram
Alessandro Di Lorenzo26/09/2024 09h57
Novo spray nasal melhora a memória e elimina sinal de Alzheimer
Créditos: Gabriel Sérvio/Imagem criada por DALL-E
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O nariz é uma das principais portas de entrada para vírus respiratórios no corpo humano. Estes organismos continuam a se reproduzir enquanto infectam as células que revestem nossas passagens nasais. E quando espirramos, as gotículas liberadas podem infectar mais pessoas. Para quebrar este ciclo, cientistas criaram um novo spray nasal.

Spray nasal age como um gel

  • Uma equipe de pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, dos Estados Unidos, procurou ingredientes que haviam sido usados anteriormente em sprays nasais aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) ou que estavam na lista reconhecida como segura pelo órgão regulador.
  • Dessa forma, eles chegaram em uma fórmula conhecida como Spray Neutralizante e de Captura de Patógenos (PCANS).
  • O spray age como um gel revestindo o interior do nariz.
  • Isso não afeta a respiração do paciente, mas acaba prendendo quaisquer vírus ou bactérias inalados, imobilizando-os até que morram.
  • Os cientistas do Brigham and Women’s Hospital ainda destacam que o produto não contém medicamentos de qualquer tipo.
Spray não contém medicamentos (Imagem: Olena Yakobchuk/Shutterstock)

Leia mais

Testes em camundongos se mostraram muito efetivos

Em testes realizados no laboratório, o spray se mostrou efetivo na proteção de camundongos infectados com o vírus da gripe H1N1. Os níveis destes organismos nos pulmões dos animais foram reduzidos em mais de 99,99%.

O produto foi retido no nariz dos roedores por até oito horas e foi eficaz no bloqueio da infecção por pelo menos quatro horas.

spray nasal alzheimer cérebro
Spray nasal pode ser usado contra vários vírus (Imagem: Mouse family/Shutterstock)

Embora o PCANS ainda não tenha sido testado em humanos, ele foi usado em um modelo impresso em 3D de um nariz humano. Segundo os cientistas, o spray capturou duas vezes mais gotículas contendo micróbios do que apenas muco.

Os pesquisadores afirmam que a invenção mostrou ser capaz de evitar infecções como a Covid-19. Além disso, a equipe acredita que ela possa servir também para pacientes que sofrem de alergias.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.