Alckmin: “Brasil vai ser o grande protagonista da IA”

O vice-presidente da República participou de um evento da Microsoft e destacou o papel do Brasil na era das IAs
Bruno Capozzi26/09/2024 10h55, atualizada em 26/09/2024 13h36
alckmin-1920x1080.png
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou nesta quinta-feira (26) do evento Microsoft AI Tour, realizado em São Paulo. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou o potencial que o Brasil tem para estar entre os líderes do setor de inteligência artificial. Segundo ele, o motivo está na geração de energia limpa:

O Brasil vai ser o grande protagonista da inteligência artificial. A inteligência artificial precisa de energia. A pegunta é: o mundo tem a energia suficiente para a inteligência artificial? E energia verde, limpa, renovável? E o Brasil tem. Nós temos energia abundante e a mais limpa do mundo. 93% da eletricidade brasileira é renovável. Então, vamos atrair muito investimento para o Brasil, para o desenvolvimento e inovação. A Nova Industria Brasil, é mais inovadora, mais competitiva. Inteligência artificial reduz custos, melhora a produtividade, é mais sustentável, é mais verde, é renovável e é exportadora. Nós temos que estar integrados às grandes cadeias produtivas do mundo.

Geraldo Alckmin, durante evento em São Paulo
Vice-presidente Geraldo Alckmin ao lado de Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Foto: Bruno Capozzi/Olhar Digital

Microsoft AI Tour

O evento marca os 35 anos da big tech no Brasil e é focado no Copilot, assistente para diferentes tarefas que usa IA generativa. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, abriu a sequência de palestras.

Essa é a terceira visita de Satya Nadella ao Brasil (as outras vezes foram em 2015 e 2019). A big tech apresentou novidades para programadores e clientes.

Na última semana, a Microsoft atualizou sua assinatura do Microsoft 365 Copilot, com novos recursos voltados para melhorar a integração da IA nos aplicativos do Office.

  • Excel: A integração com Python agora permite que os usuários realizem análises avançadas, como previsão e aprendizado de máquina utilizando linguagem natural, sem precisar codificar.
  • PowerPoint: Um novo construtor de narrativa com IA ajudará a criar rapidamente rascunhos de apresentações, utilizando o modelo de marca da empresa e imagens do SharePoint.
  • Outlook: O Copilot agora organiza sua caixa de entrada e prioriza e-mails automaticamente, com a possibilidade de ensinar ao assistente a respeito de tópicos e palavras-chave importantes.
  • Teams: O Copilot começará a resumir conversas de chats e reuniões, garantindo que nenhuma pergunta sem resposta seja perdida.
  • Word: Melhorias permitirão referenciar dados de e-mails e reuniões em documentos, facilitando a inclusão de informações relevantes.
  • OneDrive: O Copilot ajudará a resumir e comparar até cinco arquivos para detectar diferenças.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.