OpenAI tem novas baixas após saída de importante executiva

Os líderes do setor de Pesquisa deixaram a companhia horas após o desligamento de Mira Murati, a ex-diretora de Tecnologia da empresa.
Por Bob Furuya, editado por Lucas Soares 26/09/2024 11h53
Logo da OpenAI no notebook
Empresa está se tornando cada vez mais valiosa (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As últimas horas foram de turbulência na OpenAI. Pouco depois da saída da diretora de Tecnologia, Mira Murati, mais dois funcionários do alto escalão anunciaram que também estão deixando a empresa. São eles: o diretor de Pesquisa, Bob McGrew, e o vice-presidente de Pesquisa, Barret Zoph.

O CEO da companhia, Sam Altman, confirmou as baixas em uma publicação no X (antigo Twitter). Segundo ele, os 3 tomaram a decisão de forma “independente” e as rescisões foram “amigáveis”.

Leia mais

Altman utilizou a mesma postagem para informar quem serão os substitutos. Mark Chen foi promovido a novo vice-presidente sênior de Pesquisa e será o responsável pela área ao lado de Jakub Pachocki, o cientista-chefe.

Outra mudança é que Matt Knight, ex-chefe de Segurança, assumirá agora o cargo de diretor do setor. E o cientista-pesquisador Josh Achiam vai cuidar do que Altman chamou de “alinhamento de missão”.

Com as saídas de Murati e McGrew, a OpenAI chegou à incômoda marca de cinco diretores desligados em 2024.

Mira Murati, principal executiva da OpenAI, deixa a empresa
Saída da ex-diretora de Tecnologia Mira Murati foi uma das mais sentidas pelo mercado – Imagem: Reprodução/OpenAI

Alguns outros nomes

  • Além dos 3 já citados, também deixaram a companhia em 2024 o cientista-chefe e cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, e outro cofundador da empresa, John Schulman
  • Schulman foi se juntar à rival Anthropic.
  • Greg Brockman, presidente da OpenAI, também anunciou uma licença em agosto – disse que tiraria um ano sabático.
  • A saída mais sentida, no entanto, foi mesmo a de Mira Murati.
  • Isso porque ela teve papel importante no desenvolvimento dos dois principais produtos da empresa: o ChatGPT e o gerador de imagens Dall-E.
  • Além disso, Murati também assumiu brevemente o cargo de CEO interina em novembro do ano passado, durante a crise que levou à demissão de Sam Altman (que voltou pouco depois e permanece até hoje).
sam altman
O CEO da OpenAI, Sam Altman, quer promover algumas mudanças estruturais dentro da empresa – Imagem: photosince/Shutterstock

O que está acontecendo com a OpenAI?

Todas essas saídas ocorrem em um momento de mudança de rota dentro da OpenAI. A companhia, que nasceu como um laboratório de pesquisa sem fins lucrativos, quer mudar seu status, passando a permitir o recebimento de lucros.

A alteração tornaria a OpenAI ainda mais atrativa para os investidores, além de permitir que seus líderes ganhem mais dinheiro. De acordo com a rede americana CNBC, o CEO Sam Altman pode ficar com 7% de participação nessa história.

E 7% em lucros é uma baita grana! Segundo a Bloomberg, a OpenAI está em negociações para uma nova rodada de captação de recursos que pode avaliar a empresa em US$ 150 bilhões!

Nós, mortais, assistimos a esse jogo de xadrez à distância. E torcemos para que as mudanças de rota e de pessoas não prejudiquem essa gigante da tecnologia.

As informações são do Tech Crunch.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.