BYD anuncia recall por falha que pode causar incêndio; Brasil não é afetado

Dolphin e Yuan Plus foram os mais vendidos da montadora em 2023 e estão sendo recolhidos após falha de fabricação
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 30/09/2024 12h09, atualizada em 30/09/2024 14h32
BYD Dolphin
Imagem: Divulgação/BYD
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A montadora chinesa BYD anunciou o recolhimento de quase 97 mil veículos elétricos por uma falha na fabricação de itens do controle de direção com risco de causar incêndios. 

A medida inclui os modelos EVs Dolphin e Yuan Plus fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, segundo a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado chinesa. 

A falha que gerou o recall foi identificada no controlador Column-Assist Electric Power Steering (CEPS) da direção dos veículos. Uma vistoria mostrou que algumas unidades podem apresentar microfissuras no equipamento, gerando curto-circuito e superaquecendo o capacitador.

BYD Dolphin
Falha em controle de direção forçou recall da montadora BYD / Imagem: Divulgação/BYD

De acordo com a agência de notícias Reuters, a empresa solicitou aos revendedores que instalassem uma correção nos carros recolhidos com uma espécie de isolamento. Não há informações se algum dos veículos do lote afetado pela falha chegou a ser exportado.

Leia Mais:

Montadora chinesa é a 7ª maior do mundo / Imagem: Karolis Kavolelis/Shutterstock

Recall raro na BYD

Os modelos Dolphin e Yuan Plus foram os mais vendidos da BYD em 2023, representando 26% dos 3 milhões de carros comercializados naquele ano, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Diferentemente da Tesla, o recall de veículos da BYD é raro, mas já aconteceu em 2022. Na época, foi recolhido um pequeno lote de híbridos plug-in Tang por causa do risco de incêndio relacionado a um defeito na bateria.

A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e se tornou a sétima maior montadora do planeta, ultrapassando Honda e Nissan. A gigante chinesa vendeu 980 mil veículos no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2023.

O que diz a BYD Brasil

Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil.

BYD do Brasil
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.