Um robô projetado pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST) tenta imitar o famoso Velociraptor (aquele mesmo que foi eternizado pelo filme Jurassic Park, de 1993). O fato dele ter duas pernas, assim como o dinossauro, permite que o dispositivo atinja velocidades impressionantes.
Robô é mais rápido do que Usain Bolt
- Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento da estrutura, o robô pode atingir uma velocidade máxima de 46 km/h.
- Isso é um pouco mais do que o ser humano mais rápido do mundo.
- O jamaicano Usain Bolt conseguiu correr a tradicional prova 100 metros do atletismo em apenas 9,58 segundos.
- Isso significa que ele atingiu uma velocidade de 44,72 km/h.
Veja o robô dinossauro em ação:
Leia mais
- Robô da Samsung brinca com animais de estimação — e limpa cocô!
- Este novo braço robótico pode soltar a mão para agarrar objetos
- Robôs submarinos têm más notícias sobre derretimento da Geleira do Juízo Final
- Conheça o robô humanoide ajudante para tarefas domésticas
Suporte metálico ajuda no equilíbrio
O robô KAIST Raptor pesa três quilos e possui uma “cauda” para ajudar no equilíbrio enquanto corre. Isso permite, por exemplo, que ele desvie de obstáculos que se apresentem (ou sejam lançados) no seu caminho, se mantendo de pé durante todo o percurso.
Apesar de ser comparado com o Velociraptor, esta cauda não se parece em nada com a do dinossauro. Na verdade, é apenas um poste montado na lateral que funciona como um contrapeso para mantê-lo na posição vertical.

No entanto, alguns críticos apontam que esta ajuda no equilíbrio do robô acaba sendo uma trapaça. Segundo eles, não é certo que o dispositivo conseguisse se manter de pé em altas velocidades se não contasse com a estrutura que permite sua estabilidade.
De qualquer forma, a ciência está avançando assustadoramente no desenvolvimento de robôs com habilidades humanas. E, em alguns, casos estes dispositivos já superaram o máximo que conseguimos atingir. As informações são do New Atlas.