O governo da Ucrânia anunciou que vai passar a usar a inteligência artificial para melhorar a comunicação com a população em meio à guerra contra a Rússia. O objetivo é utilizar vídeos e avatares gerados pela IA para informar sobre programas sociais e anúncios de serviço público.
Iniciativa vai desafogar recursos do país
- A iniciativa faz parte de uma parceria com a empresa de vídeo de IA Synthesia, com sede em Londres.
- A companhia destacou que os recursos da Ucrânia estão sobrecarregados devido à invasão da Rússia.
- No entanto, alegou que o país ainda precisa continuar fornecendo aos cidadãos informações valiosas, como de acesso a cuidados de saúde, pensões, ajuda social para mães solteiras e como acolher uma criança sob tutela.
- As informações são do Euronews.

Leia mais
- Ucrânia lança porta-voz criada com inteligência artificial; veja
- Otan testa novos sistemas antidrones para ajudar Ucrânia
- Conheça o caça supersônico F-16 dos EUA, que pode definir a guerra na Ucrânia
- Google proíbe a criação de novas contas na Rússia – entenda
População aprovou uso de vídeos feitos por IA
De acordo com o Ministério da Política Social da Ucrânia, os vídeos de IA não serão usados para a guerra, mas podem ajudar os cidadãos que residem em territórios ocupados pela Rússia. O governo ucraniano lembra que estas pessoas estão sem acesso aos escritórios locais de proteção social.
Os vídeos criados com inteligência artificial já foram usados para treinar profissionais do setor social em toda a Ucrânia, o que, segundo a empresa Synthesia, economizou tempo e recursos para o país.

Em um teste realizado durante o verão, as autoridades ucranianas substituíram a comunicação baseada em texto com seus 20 mil assistentes sociais por uma série de vídeos curtos de IA. A resposta ao uso da tecnologia foi “muito positiva, pois os assistentes sociais acharam as informações baseadas em vídeo mais envolventes e fáceis de digerir, em vez de ler páginas de texto”, concluiu a Synthesia.