Vai ficar mais fácil usar a Aria, assistente de IA do Opera

Não será mais necessário que o usuário do Opera crie uma conta para usar os recursos de IA da Aria no navegador
Leandro Costa Criscuolo30/09/2024 20h15
aria-1920x1080
Imagem: Opera/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Opera anunciou que sua inteligência artificial integrada, Aria, agora está acessível a todos os usuários de seu navegador, sem a exigência de criar uma conta. Anteriormente, era necessário fazer login para aproveitar os recursos da ferramenta.

Krystian Kolondra, EVP de Navegadores e Jogos do Opera, afirmou que essa mudança permitirá que mais pessoas explorem o potencial da Aria. “Queremos que todos tenham acesso aos benefícios da nossa inteligência artificial, como Geração de Imagens, Compreensão de Imagens e modo Contexto de Página”, declarou Kolondra.

A Aria pode ser acessada sem conta no Opera One, Opera GX e Opera para Android Beta. Nas próximas semanas, estará disponível também no Opera para Android e iOS.

Leia mais:

IA da Aria consegue realizar várias atividades dentro do Opera – Imagem: Opera/Divulgação

O que é possível fazer no Opera usando a Aria

  • Desde o lançamento da Aria em 2023, a Opera tem trabalhado para aprimorar a experiência do usuário com recursos inovadores.
  • A empresa reconheceu o grande potencial dos modelos de linguagem (LLMs) e criou o programa “AI Feature Drops”, que inclui mais de 50 modelos diferentes, como Llama da Meta e Gemma do Google, para testar novas funcionalidades na versão Developer do navegador.
  • São os “AI Feature Drops” que possibilitam ao Opera experimentar funcionalidades como Geração de Imagens, Compreensão de Imagens e Links para fontes, que já foram integradas na versão principal do Opera One.

A inteligência artificial nativa da Opera utiliza o motor AI Composer, que escolhe o modelo mais adequado (GPT ou Gemini) para atender às consultas dos usuários. Além disso, a empresa investiu em um cluster de dados de IA na Islândia, considerado um dos 100 supercomputadores mais poderosos do mundo, para apoiar seus projetos tecnológicos.

Essa infraestrutura permite que a Opera ofereça aos usuários os mais recentes avanços em IA de maneira econômica e sustentável.

opera
O Opera segue investindo em IA para oferecer a melhor experiência em seu navegador (Imagem: monticello / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: