X: valor de mercado despencou após compra por Elon Musk

O antigo Twitter foi comprado por Musk em 2022 por US$ 44 bilhões e hoje vale "apenas" cerca de US$ 9,4 bilhões
Alessandro Di Lorenzo30/09/2024 15h29
logo do X e silhueta de elon musk
(Imagem: kovop / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O X (antigo Twitter) foi comprado pelo bilionário Elon Musk em abril de 2022 por US$ 44 bilhões (quase R$ 240 bilhões). Quase de dois anos e meio depois, o valor da empresa simplesmente despencou, segundo estimativa de uma empresa especializada em investimentos.

Valor do X hoje é quatro vezes menor do que o gasto por Musk

  • Um levantamento da Fidelity, aponta que a rede social vale hoje menos de um quarto do preço de compra.
  • A empresa fez parte do processo de compro do X, investindo US$ 19,66 milhões (R$ 107 bilhões) por meio de um fundo.
  • No mais recente relatório da companhia, no entanto, esse valor foi reduzido para US$ 4,19 milhões (aproximadamente R$ 22 milhões) no final de agosto.
  • O número representa uma queda de 78,7%.
  • Ainda de acordo com o levantamento, atualmente o X vale cerca de US$ 9,4 bilhões (R$ 51 bilhões).
Valor de mercado da rede social caiu drasticamente desde a aquisição por Elon Musk (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Leia mais

Problemas com anunciantes e até com a justiça

A redução significativa no valor da rede social não é uma surpresa. Em janeiro deste ano, a Fidelity já apontava que a rede social de Elon Musk não ia muito bem financeiramente, tendo perdido 71,5% do seu valor inicial.

As polêmicas ao redor da plataforma também atrapalharam. O X perdeu um número significativo de anunciantes e até ameaçou processar empresas por um suposto “boicote ilegal”. Além disso, há indícios de quedas expressivas no número de usuários.

No Brasil, por exemplo, a plataforma enfrenta problemas na justiça e continua bloqueada. A situação acontece em um dos principais mercados do antigo Twitter, prejudicando as receitas com publicidade da empresa de Musk.

Medidas adotadas por novo dono da rede social impactaram valor de mercado da plataforma (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

As ações do empresário no comando da empresa também não ajudaram em nada. A chegada do novo dono foi sucedida por mudanças significativas e alertas de problemas com a moderação de conteúdo.

Por fim, a filosofia da empresa também mudou drasticamente, inclusive om a mudanças de nome para X. Ao fazer a troca, Elon Musk abriu mão de uma das marcas mais reconhecidas do mundo.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.