Microsoft Paint com IA generativa chega aos PCs Copilot Plus

Atualização do Paint permite adicionar ou remover objetos, além de apagar e aumentar a escala de imagens no aplicativo Fotos
Gabriel Sérvio01/10/2024 15h17
Software Microsoft Copilot exibido em laptop
(Imagem: gguy/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está trazendo novos recursos de IA generativa para o saudoso Paint e para o aplicativo Fotos em PCs com o selo Copilot Plus. A ideia é adicionai recursos de edição de imagens mais poderosos para reduzir a dependência de outros softwares como o Photoshop.

As duas novidades são o ‘Generative Fill’ e o ‘Generative Erase’, ambos similares a ferramentas disponíveis no programa de edição da Adobe.

Os novos recursos de IA do Microsoft Paint

  • Em resumo, ambos permitem adicionar ou remover objetos com precisão das imagens.
  • As ferramentas utilizam um pincel de tamanho ajustável para “pintar” sobre áreas específicas de uma imagem;
  • O Generative Erase, como o nome em inglês sugere, funciona como uma borracha. Ele remove itens ou figuras indesejadas de uma foto (semelhante ao Magic Eraser presente nos aparelhos Pixel do Google);
  • Já o Generative Fill permite que os usuários do Paint adicionem elementos gerados por IA a uma imagem usando uma descrição de texto e selecionando onde eles devem ser colocados — muito parecido com a ferramenta do Photoshop que, inclusive, usa o mesmo nome.
O Generative Erase remove itens ou figuras indesejadas de uma foto. (Imagem: Microsoft)

As duas funções são baseadas no Cocreator para Paint, anunciada para PCs Copilot Plus no início deste ano. A ferramenta pode gerar imagens usando uma combinação de prompts de texto e esboços de referência.

A Microsoft diz que o modelo que alimenta esses recursos foi atualizado para melhorar a qualidade e a velocidade da saída e agora inclui “moderação integrada” para evitar abusos.

Leia mais:

Aplicativo fotos também recebeu recurso de super resolução

O aplicativo Fotos da Microsoft também está recebendo a ferramenta Generative Erase, bem como um novo recurso de super resolução que usa IA para aumentar a qualidade de imagens borradas.

Os usuários podem aumentar a escala de imagens em até oito vezes usando um controle deslizante, assim como o upscaler de imagem do Canva e excedendo o aprimoramento de super resolução de 4x oferecido no Adobe Lightroom.

A função está disponível gratuitamente e promete aumentar a escala de imagens “até 4K em segundos”, segundo a Microsoft.

Nova ferramenta de aumento de escala de imagem no aplicativo Fotos. (Imagem: Microsoft)

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.