Windows 11: atualização pode causar tela azul e reinicialização

O alerta foi emitido pela própria Microsoft, que identificou os erros na atualização KB5043145 liberada no último final de semana
Alessandro Di Lorenzo01/10/2024 17h54
Tela do Windows 11
Tela do Windows 11 (Imagem: charnsitr/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova atualização do Windows 11 pode causar telas azuis ou reinicializações infinitas. O alerta foi emitido pela própria Microsoft (veja aqui), que identificou os erros no update identificado como KB5043145 e liberado no último final de semana.

Nova atualização deve corrigir os problemas

De acordo com o relatório da empresa, “após instalar a atualização, alguns consumidores relataram que seus dispositivos reiniciam múltiplas vezes ou param de responder com telas azuis ou verdes”. Os relatos ainda apontam que alguns dispositivos abrem automaticamente a ferramenta de Reparo Automático após repetidas tentativas de reinicialização.

microsoft
Microsoft identificou problemas na atualização (Imagem: Ian Dewar Photography/Shutterstock)

Outros problemas também podem ocorrer. O update, por exemplo, pode introduzir bugs em portas USB, Wi-Fi e falhas na primeira inicialização.

Segundo a Microsoft, a atualização introduz melhorias no sistema, como a capacidade de transferir arquivos direto dos resultados de busca e a adição do atalho para deslogar no Menu Iniciar. Além disso, faz correções de bugs, como a irresponsividade do Microsoft Edge ao acionar o modo de compatibilidade com o Internet Explorer.

A empresa agora deve lançar uma nova atualização para corrigir os problemas identificados. Enquanto isso, a sugestão é ignorar o update de setembro.

Leia mais

Falha pode provocar a chamada “tela azul” (Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

Caso lembra apagão cibernético da CrowdStrike

  • Alguns comentários de usuários compararam os novos problemas com o apagão cibernético causado por uma falha em um dos sistemas de segurança da CrowdStrike que atingiu 8,5 milhões de computadores no dia 19 de julho.
  • O incidente afetos diversos setores, como aviação, bancos, comunicações e até mesas de negociações.
  • A pane global afetou a Microsoft, provocando uma falha na nuvem que fez com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.
  • Segundo a CrowdStrike, não se tratou de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético.
  • É importante destacar que naquela oportunidade os computadores pessoais não foram afetados.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.