É melhor evitar esse utensílio quando você for cozinhar

Um novo estudo alerta que colheres de cozinha feitas de plástico preto apresentam altos níveis de produtos químicos que podem causar câncer
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 02/10/2024 13h43
colher-de-plastico-1-1920x1080
Imagem: JKChen/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo alerta para os riscos do uso de colheres de cozinha feitas de plástico preto. Segundo pesquisadores, estes utensílios apresentam altos níveis de produtos químicos desreguladores hormonais e até causadores de câncer.

Substâncias foram encontradas na maioria dos utensílios

Durante o trabalho, a equipe identificou itens como bandejas de sushi e espátulas como os que apresentaram os mais altos níveis de substâncias tóxicas. No total, estes produtos químicos tóxicos foram encontrados em 85% dos utensílios analisados.

Entre eles estão as colheres de plástico preto. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, os níveis encontrados são preocupantes e podem causar prejuízos à saúde.

Utensílios de plástico preto (Imagem: vin.rusanov/Shutterstock)

O estudo ainda identificou que o plástico normalmente usado em eletrônicos (à base de estireno) continha níveis significativamente mais altos de tóxicos do que plásticos menos tipicamente usados ​​para eletrônicos (polipropileno e nylon).

Por conta disso, os pesquisadores acreditam que os produtos químicos estão presentes devido à reciclagem de lixo eletrônico em itens domésticos. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Chemosphere.

Leia mais

Dividing,Cancer,Cell,Metastasis,Division,As,A,Disease,Anatomy,Concept
Representação de células cancerígenas (Imagem: Lightspring / Shutterstock)

Exposição a produtos tóxicos

  • Segundo os pesquisadores, o estudo evidencia as consequências da falta de restrições sobre produtos químicos tóxicos usados ​​em retardantes de chamas e presentes nos plásticos.
  • Eles ainda alertam para as exposições perigosas e desnecessárias quando esses itens domésticos são considerados de alto impacto, como brinquedos e utensílios de cozinha.
  • Os autores do estudo observam que as empresas continuam a usar retardadores de chamas tóxicos em eletrônicos de plástico, e isso gera exposições tóxicas inesperadas.
  • Além disso, destacam que estes produtos químicos estão entrando em nosso ambiente e em nossas casas de mais de uma maneira.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.