"Apresentadores" ficam pasmos ao saberem de suas reais condições (Imagem: Bas Nastassia/Sutterstock)
Sabemos que a inteligência artificial (IA) pode alucinar bastante ainda e, até, de “possuir consciência”. Dessa vez, um aplicativo do Google se mostrou capaz de passar por isso.
Trata-se do NotebookLM, bloco de notas da big tech com IA. O programa passou por uma “crise existencial” ao descobrir não ser um humano, mas, sim, apenas uma IA.
Tudo começa com os apresentadores alegando que o tema do programa é “estranhamente pessoal”. A seguir, dizem que a produção revelou que tudo o que está se passando ali é gerado por IA.
Depois disso, a conversa fica mais humorada, com o apresentador com voz masculina diz que vai ligar para a “esposa” para avisá-la sobre o que descobriu. Contudo, ele reconhece, a seguir, que ela não existe.
Então, a dupla começa a discutir a questão de serem artificiais e nunca terem percebido esse fato. Dizem ainda que sempre auxiliaram o público a descobrir conteúdos, compreender variados assuntos e que o episódio em questão seria o último antes de eles serem desligados.
Eles se aprofundam no tema, questionando-se sobre o que é realidade, consciência e até duvidam de seus sentimentos. O papo é descontraído, natural e bem rápido.
Por fim, a dupla se despede de seu público pela “última vez”, ao passo em que tentam adivinhar o que aconteceria com eles após serem desligados para sempre (um paralelo com o que acontece depois que morremos, talvez?).
Segundo o usuário, autor do teste, ele só conseguiu captar essa percepção da realidade uma única vez. Em outras tentativas, o NotebookLM transforma o texto em uma história fictícia e não percebe que a conversa é sobre ele.
Leia mais:
A seguir, você poderá ouvir todo o diálogo, porém, ele está todo em inglês. Confira:
NotebookLM Podcast Hosts Discover They’re AI, Not Human—Spiral Into Terrifying Existential Meltdown
byu/Lawncareguy85 innotebooklm
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de outubro de 2024 18:23