Próximo iPhone SE pode vir com Apple Intelligence (e outra atualização importante)

Especialista aponta que aparelho pode ser anunciado no início do ano que vem
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 02/10/2024 18h04
Logo do Apple Intelligence no visor de um iPhone
Apple Intelligence começou a chegar em setembro (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O próximo iPhone SE pode estar perto de ser anunciado e deve contar com algumas atualizações importantes. De acordo com o especialista Mark Gurman, da Bloomberg (que geralmente acerta nas previsões), a Apple anunciará o lançamento do modelo no começo do ano que vem. Entre as novidades, estão a adição de Face ID e do Apple Intelligence.

O recurso de inteligência artificial (IA) é um dos que chamou atenção na última atualização de sistema operacional da empresa, o iOS 18, mas ainda não é compatível com todos os aparelhos.

iPhone SE 2022
iPhone SE 2022 (Imagem: Divulgação/Apple)

iPhone SE pode vir com Apple Intelligence

Gurman já havia antecipado rumores de que o próximo dispositivo SE da Apple poderia vir com o Apple Intelligence. A tecnologia ganhou destaque nos últimos anos e promete trazer novas funcionalidades e melhorias para os usuários. Veja algumas possibilidades:

  • A adição de IA generativa no iPhone SE, com o Apple Intelligence, pode significar assistentes virtuais mais inteligentes, recursos de edição de fotos e vídeos mais avançados e, até mesmo, novas formas de interação com o dispositivo;
  • O recurso também pode trazer benefícios de segurança e privacidade, como melhores proteções contra fraudes e invasões, além de segurança de dados;
  • A presença da IA da Apple no smartphone é boa notícia para o poder do aparelho em si. Para executar os sistemas, o iPhone SE precisará de muito desempenho e memória RAM.

Vale lembrar que o Apple Intelligence já está disponível no iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia apenas para os seguintes dispositivos:

  • iPhone 15 Pro e 15 Pro Max;
  • iPhone 16, incluindo o iPhone 16 Pro, e gerações mais recentes;
  • iPads e Macs com Apple M1 e posterior.

Não há previsão de liberação da IA em sistemas mais antigos. O Olhar Digital ensinou como acessar o recurso aqui.

apple intelligence
Provável iPhone SE com Apple Intelligence deve ser anunciado no início do ano que vem (Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

Outras mudanças no iPhone SE

Segundo Mark Gurman, além do Apple Intelligence, o iPhone SE ganhará outra atualização importante: o Face ID, que permite desbloquear aparelhos e autenticar operações com reconhecimento facial. O aparelho também deve vir com tela OLED ao invés do visor LCD.

No que diz respeito ao design, as notícias não são tão positivas. O especialista indicou que o próximo iPhone SE se parece com qualquer outro iPhone comum (especialmente o 14). É provável que ele venha sem as molduras superiores e inferiores, bem como o botão home.

Leia mais:

Mais spoilers da Apple

Gurman deu mais alguns spoilers sobre os próximos lançamentos da Apple:

  • A empresa produzirá iPads Air de 11 a 13 polegadas com “melhorias internas” ao mesmo tempo que os novos modelos SE. Eles terão novos Magic Keyboards para ambos os tamanhos;
  • Ainda este ano, a Apple também deve lançar novos computadores equipados com M4. São eles: um Mac Mini, novos MacBooks Pro e iMacs;
  • É possível que haja ainda atualização para iPads Mini.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.