Sem internet? Agora o Spotify cria uma playlist automática para você

Novo recurso garante música contínua mesmo sem conexão à internet, adaptando-se aos gostos do usuário
Thiago Morais03/10/2024 17h14
Fone de ouvido ao lado de um smartphone com o logo do Spotify
(Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify lançou uma atualização nesta quinta-feira (03) que vai agradar muita gente. O aplicativo de música mais usado do mundo agora cria uma playlist automática para os usuários premium para quando o celular ficar sem internet. A nova funcionalidade leva o nome de Backup Offline e personaliza a playlist de acordo com os gostos do usuário, garantindo que a música não pare mesmo em áreas sem sinal.

O diferencial do novo sistema está em sua capacidade de aprendizado e adaptação. Ao contrário das opções tradicionais de download manual de músicas, o Backup Offline monitora continuamente os hábitos de escuta do usuário, compilando uma seleção dinâmica baseada nas faixas recentemente reproduzidas e adicionadas à fila.

Leia mais:

Whatsapp offline playlist automática
Spotify agora oferece playlist automática quando você fica sem internet: Imagem: Print/Spotify

Como achar a playlist offline no Spotify

Para usufruir do recurso, os assinantes premium precisam atender a alguns requisitos básicos: ter a função de reprodução offline já ativada nas configurações do aplicativo e um histórico recente de pelo menos cinco músicas reproduzidas. Uma vez atendidas estas condições, a playlist aparecerá automaticamente no feed principal sempre que o dispositivo perder conexão.

A versatilidade é outro ponto forte da novidade. Os usuários podem filtrar o conteúdo da playlist por artista, humor ou gênero musical, além de terem a opção de salvar permanentemente a seleção em sua biblioteca caso apreciem a combinação gerada automaticamente.

Spotify
Spotify vem fazendo melhorias para melhorar a experiência do usuário no aplicativo. Imagem: nikkimeel / Shutterstock

O desenvolvimento deste recurso foi antecipado no ano anterior pelo CEO da empresa, Daniel Ek, quando ainda estava em fase de testes sob o nome “Your Offline Mix”. A iniciativa segue uma tendência já adotada por outros serviços de streaming, como o YouTube Music com seu Offline Mixtape, e a Netflix, que oferece downloads automáticos baseados no histórico de visualização do usuário.

Colaboração para o Olhar Digital

Thiago Morais é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com atuação focada em TV e rádio no início da carreira, já atuou em portais como editor de conteúdo e analista de marketing digital.