Imagem: Romolo Tavani - Shutterstock
Uma revelação bombástica foi feita por pesquisadores. O asteroide que causou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos não estava sozinho. Segundo um novo estudo, uma segunda rocha espacial menor caiu no mar e gerou um megatsunami.
A conclusão tem como base análises feitas em uma enorme cratera de nove quilômetros localizada na costa da África Ocidental. Os dados revelaram que o buraco foi causado por um impacto de um asteroide que atingiu o fundo do mar.
Segundo os pesquisadores, a maioria das crateras sofre com erosão, mas esta estava bem preservada. Isso permitiu a realização de estudos aprofundados que confirmaram que a rocha especial media cerca de 500 metros de largura e teria atingido a Terra a uma velocidade de cerca de 72 mil km/h.
Eles ainda não conseguem afirmar exatamente quando isso ocorreu, nem dizer se o impacto aconteceu antes ou depois do asteroide que criou a cratera Chicxulub, com 180 quilômetros de largura, no México, e resultou na extinção dos dinossauros. De qualquer forma, acredita-se que esta rocha espacial também tenha atingido o nosso planeta no final do período Cretáceo.
É bastante incomum que asteroides tão grandes atinjam o nosso planeta em um curto espaço de tempo e os pesquisadores ainda não sabem explicar porque isso aconteceu. As conclusões foram apresentadas em estudo publicado na revista Nature Communications Earth & Environment.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de outubro de 2024 10:42