Resumos de pesquisa de IA do Google agora têm anúncios

Novas funcionalidades nos AI Overviews permitirão sugestões de produtos relevantes e resultados personalizados em pesquisas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 04/10/2024 02h40, atualizada em 01/11/2024 14h10
Exemplo de página do Google com anúncios
Novidade começou a ser inserida no AI Overviews somente nos EUA (Imagem: Google)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está introduzindo anúncios nos AI Overviews, resumos gerados por inteligência artificial (IA) quando se faz pesquisas na ferramenta. Desse modo, os usuários começarão a ver sugestões de produtos em alguns resumos gerados por IA ao usar o mecanismo de busca.

Por exemplo, ao buscar dicas para remover mancha de grama das calças, a resposta gerada por IA incluirá dicas e sugestões de produtos úteis. Esses anúncios aparecerão sob cabeçalho “patrocinado” e, segundo o porta-voz Craig Ewer, serão exibidos apenas quando a consulta tiver “ângulo comercial”.

Novidade por enquanto só será implementada nos EUA

  • O Google vem testando essa funcionalidade desde maio, mas agora avança para implementação total, afirmando que ela facilita a conexão dos usuários com empresas e produtos relevantes no momento em que precisam;
  • Inicialmente, os anúncios estarão disponíveis nos AI Overviews nos Estados Unidos, em dispositivos móveis;
  • A Microsoft também tem inserido anúncios em seu chatbot Copilot e alterou a forma como eles aparecem nas respostas.

AI Overviews trazem resumos gerados por IA relacionados ao que o usuário inseriu no buscador (Imagem: Reprodução/YouTube/Google)

Leia mais:

Além disso, o Google está ajustando a formatação dos AI Overviews. Após teste em agosto, as páginas da web citadas agora serão destacadas à direita do resumo, já que essa mudança gerou mais tráfego para os sites mencionados.

A big tech também está lançando páginas de pesquisa organizadas por IA, que exibem resultados personalizados com informações relevantes, ao invés de apenas uma lista de links. Este recurso está atualmente disponível apenas para dispositivos móveis nos EUA, focando em pesquisas sobre receitas e ideias de refeições.

Montagem com busca no Google feita num celular na qual a inteligência artificial está gerando um resumo
Google vem expandindo as funcionalidades e utilidades do AI Overviews (Imagem: Google)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.