Experiência de viajar está sendo aprimorada com IA

Mercado de IA no setor de turismo deve ultrapassar US$ 1,2 bilhão até 2026, trazendo mais eficiência ao setor
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Gabriel Sérvio 04/10/2024 21h00, atualizada em 04/11/2024 16h38
viajar
Imagem: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mercado de inteligência artificial no setor de viagens deve ultrapassar US$ 1,2 bilhão até 2026, evidenciando a crescente adoção dessas tecnologias, segundo um relatório da IndustryArc.

Outra pesquisa realizada pela Oracle revelou que 92% dos entrevistados estão interessados em usar chatbots e assistentes virtuais para atendimento em viagens, e 83% dos brasileiros desejam que hotéis implementem tecnologias que reduzam o contato com a equipe e outros hóspedes.

Usando IA, agências de viagens oferecem melhores serviços

  • As ferramentas de machine learning possibilitam uma experiência de viagem mais personalizada.
  • A partir dessas tecnologias, agências de viagem acabam conhecendo os clientes por meio de suas buscas e dados, e oferecendo recomendações de hotéis e roteiros.
  • Além disso, essas tecnologias podem ajudar na busca por passagens aéreas, prever demanda e indicar os melhores momentos para viajar com preços acessíveis.
Pacotes de viagens estão cada vez mais personalizados para atender necessidades de quem viaja – Imagem: Studio Peace/Shutterstock

Leia mais:

A adoção dessas tecnologias ainda levanta preocupações sobre o impacto no mercado de trabalho, com temores de desemprego em massa. Contudo, a história mostra que a tecnologia pode ser uma aliada, como demonstrado na década de 2000, quando a internet não eliminou a profissão de agente de viagens, mas a tornou mais eficiente.

Espera-se que, da mesma forma, as novas ferramentas ajudem os profissionais do setor de turismo, assumindo tarefas mecânicas, enquanto as funções que requerem sensibilidade e julgamento humano permaneçam com os trabalhadores.

IA
IA vai conquistando espaços no mercado de trabalho, mesmo que ainda exista temor sobre seus impactos negativos – Imagem: Wright Studio/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.