Android Auto terá suporte para mais aplicativos de chamadas

Atualização promete integrar aplicativos de chamadas de terceiros, expandindo as opções de comunicação para usuários
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 08/10/2024 18h10
android auto
Imagem: T. Schneider/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Atualmente, o Android Auto permite que os usuários façam chamadas telefônicas apenas por meio do aplicativo discador padrão do telefone conectado. No entanto, uma mudança significativa pode estar a caminho com a nova atualização do Android Auto 13.0, que está preparando o terreno para o suporte a aplicativos de chamadas de terceiros, informa o 9to5Google.

Embora já existam aplicativos, como o WhatsApp, que possibilitam receber chamadas no Android Auto, a funcionalidade de fazer chamadas ainda é restrita. Os usuários podem apenas fazer chamadas usando o discador pré-instalado no smartphone ou por comandos de voz com alguns aplicativos selecionados.

A versão 13.0 do Android Auto começou a ser lançada recentemente, trazendo melhorias em segundo plano, sem alterações visíveis imediatas para os usuários.

Android Auto com mais opções de comunicação

  • Entre as atualizações, destaca-se o desenvolvimento de um recurso chamado “Car Media”, que permite o acesso à mídia local no carro, como rádio e outras fontes de áudio.
  • Além disso, a atualização inclui novos sinalizadores que indicam um possível suporte para um “discador externo”.
  • Esses novos sinalizadores mencionam uma “lista de permissões” para aplicativos de discagem, além de um “kill switch” que pode ser usado ao alternar entre diferentes aplicativos de chamada.
  • Embora esses detalhes ainda não revelem muito, sugerem que o Google está trabalhando para integrar melhor os aplicativos de chamadas de terceiros no Android Auto.
android auto
Funcionalidade de chamadas pelo Android Auto ainda é restrita, mas atualização promete mudar este cenário – Imagem: Roman Vyshnikov / Shutterstock.com

Leia também:

O contexto é ainda mais interessante considerando uma página do Google que descreve a categoria “Chamadas” para Android Automotive, uma funcionalidade já disponível, mas que ainda não foi estendida ao Android Auto, sendo limitada a aplicativos selecionados.

Infelizmente, essa página não fornece informações específicas sobre como os aplicativos de chamadas seriam integrados diretamente no Android Auto.

Além disso, o Google já anunciou anteriormente que o WhatsApp suportaria chamadas no Android Auto, mas essa funcionalidade será disponibilizada de forma limitada, inicialmente para dispositivos Pixel e Samsung Galaxy.

Nesses dispositivos, os usuários poderão optar por fazer chamadas via WhatsApp em vez de usar o discador padrão, mas apenas em contatos específicos. Essa evolução pode sinalizar um futuro mais flexível e integrado para chamadas no Android Auto, ampliando as opções para os usuários.

android-auto
Usuários do Android Auto deverão ter mais opções para fazer chamadas em breve – Imagem: Roman Vyshnikov/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: