Brasil deve ter a semana com mais chuvas em meses

Segundo a MetSul, esse período de chuvas poderá se estender por até 10 dias e deverá cobrir a maior parte do Brasil, exceto o Nordeste
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 08/10/2024 15h31, atualizada em 09/10/2024 21h31
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O calor e o tempo seco devem dar lugar à chuva em boa parte do Brasil. Segundo a MetSul, dias mais úmidos e chuvosos são comuns na primavera, mas esta semana deve ser a mais chuvosa registrada no país nos últimos seis meses.

Período de chuvas poderá se estender por até 10 dias

  • A mudança no tempo é causada pela atuação de um “cavado”, área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade.
  • Ela irá contribuir para a manutenção da chuva ao longo da semana, além de aliviar o calor intenso em diversas regiões da faixa central do país.
  • Conforme a MetSul, esse período de chuvas poderá se estender por até 10 dias e deverá cobrir a maior parte do Brasil, com exceção de regiões do Nordeste.
  • As precipitações devem ajudar no combate aos incêndios que ainda atingem várias partes do país.
Mulher atravessando avenida de guarda-chuva durante temporal em São Paulo
Mau tempo vai aliviar calor (Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Leia mais

Riscos de temporais e alagamentos

A Metsul alerta que, em alguns casos, haverá chuva forte a intensa acompanhando temporais localizados que podem provocar alagamentos e outros problemas. A previsão indica que os maiores acumulados de chuva serão registrados no Sul do país.

Em Santa Catarina e Paraná, algumas cidades podem ter um volume de chuvas superior aos 100 mm. Já no Rio Grande do Sul, o acumulado pode chegar a 70 mm nas regiões oeste e norte do estado.

Muita chuva é esperada em quase todo o Brasil (Imagem: reprodução/Metsul)

Muita chuva também é esperada no Sudeste. O litoral paulista, fluminense e capixaba pode ter acumulados de chuva que podem ultrapassar os 60 mm em alguns pontos.

Já no Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul deve ter até 40 mm de chuva em algumas cidades da porção centro-sul. Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal também devem registrar precipitações importantes, mas em menor grau.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: