Samsung pede desculpas para clientes e investidores – entenda

Um comunicado assinado pelo vice-presidente da Samsung afirma que o atual cenário levantou dúvidas sobre o futuro da empresa
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 08/10/2024 10h31
Samsung
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O boom da inteligência artificial e o consequente aumento na demanda por chips é vista como uma luz no fim do túnel para a Samsung. A empresa sul-coreana não vive exatamente o seu melhor momento, mas apostava em uma recuperação diante do cenário positivo para o futuro. O problema foi que os resultados financeiros recentes ficaram aquém das expectativas.

Perda de espaço no mercado de chips

A evidente decepção de acionistas e do mercado como um todo ficou clara após a Samsung projetar um lucro operacional de US$ 6,78 bilhões (pouco mais de R$ 37 bilhões) para o terceiro trimestre deste ano. O resultado é cerca de US$ 900 milhões (quase R$ 5 bilhões) menor do que as expectativas dos analistas.

Segundo a empresa, houve um adiamento nas vendas de seus chips HBM3E de última geração para um grande cliente não revelado. A sul-coreana também está sentindo a pressão de rivais chineses pela venda de chips usados em dispositivos como smartphones.

Loja da Samsung
Projeção do lucro operacional ficou cerca de US$ 900 milhões abaixo do esperado pelo mercado (Imagem: Sorbis/Shutterstock)

Em função disso, a Samsung emitiu um pedido de desculpas público aos seus clientes, investidores e funcionários. O comunicado assinado pelo vice-presidente Jun Young-hyun afirma que “muitas pessoas estão falando sobre a crise da Samsung” e assume a responsabilidade por tudo o que está acontecendo.

Leia mais

Samsung quer restaurar competitividade (Imagem: WD Stock Photos/Shutterstock)

Empresa promete corrigir falhas e superar crise

  • O texto publicado pela Samsung destaca que as previsões de lucro menores levantaram dúvidas sobre a “competitividade tecnológica fundamental e o futuro da empresa”.
  • No entanto, lembra que a companhia tem um histórico de desafios, inovação e superação que sempre transformou crises em oportunidades.
  • Por isso, acredita que a “grave situação” enfrentada atualmente é “uma oportunidade para um salto em frente”.
  • O comunicado ressalta que a empresa se compromete em restaurar a competitividade fundamental da tecnologia.
  • Além disso, promete “reacender a paixão única de ser destemidamente pioneiros no futuro e nos agarrar aos objetivos até o fim e alcançá-los”.
  • Por fim, diz que a cultura organizacional e os métodos de trabalho serão analisados e as eventuais falhas serão corrigidas.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.