Você sabe quantos produtos a Amazon vende no Brasil?

Em 2019, a Amazon contava com apenas 1 milhão de produtos disponíveis para compra no Brasil
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 08/10/2024 12h43, atualizada em 09/10/2024 12h28
Centro de Distribuição da Amazon no Rio de Janeiro (GIG1)
Centro de Distribuição da Amazon no Rio de Janeiro (GIG1) (Imagem: Divulgação/Amazon)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon aproveitou a terceira edição do “Delivering the Future“, seu evento focado em inovação, para revelar mais sobre os bastidores da empresa, como o uso de inteligência artificial para melhorar a experiências dos consumidores, por exemplo, além de conquistas importantes no mercado brasileiro.

A gigante do varejo atingiu marcas importantes no Brasil em 2024. Já são 130 polos em atividade, que incluem 10 Centros de Distribuição e 90 Estações de Entrega. Segundo a empresa, essa infraestrutura possibilita a entrega de pedidos em 100% dos municípios brasileiros.

Atualmente, a Amazon Brasil atende 1.300 cidades em até dois dias úteis, e 200 cidades em um dia útil para clientes Prime.

Quantos produtos a Amazon comercializa no Brasil?

Em 2019, a Amazon completava oito anos de operação no Brasil com apenas 1 milhão de produtos disponíveis para compra. Cinco anos depois, já são mais de 100 milhões distribuídos em 50 categorias diferentes no site brasileiro, entre varejo e serviços de marketplace.

Amazon já vende mais de 100 milhões de produtos no Brasil. (Imagem: Divulgação/Amazon)

Uso de IA para otimizar logística

A IA também é uma ferramenta adotada pela Amazon para melhorar ações de empacotamento e roteamento otimizados de encomendas, bem como algoritmos de Machine Learning (aprendizado de máquina). As tecnologias definem qual é o melhor tamanho de embalagem para o seu pedido, além de determinar rotas mais eficientes para entrega.

Segundo a companhia, o resultado é a redução no uso de materiais brutos, menos espaço ocupado nos caminhões e prazos de entrega reduzidos. Sem contar com economia no consumo de combustível e reduções de emissões.

Funcionários da Amazon trabalham no Centro de Distruibuição de Cajamar (SP).
Funcionários da Amazon trabalham no Centro de Distruibuição de Cajamar (SP). (Imagem: Luiza Ferraz)

Leia mais:

A Amazon no Brasil

  • A Amazon chegou ao Brasil em 2011 com o lançamento da AWS, sua plataforma de serviços de computação em nuvem;
  • No ano seguinte, o Kindle foi lançado no país;
  • Em 2014 as vendas de livros físicos se iniciam por aqui;
  • Dois anos depois, é lançado o Prime Video e, em 2017, a Amazon expande seu marketplace em território brasileiro;
  • Em 2019, os benefícios da Amazon Prime, Amazon Music e Alexa são lançados nacionalmente, seguidos do FBA, programa para vendedores se tornarem parceiros da plataforma;
  • A Amazon Brasil também lançou a Loja de Compras Internacionais em 2021 e, desde então, expandiu programas logísticos nos anos seguintes.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: