Porsche faz recall de mais de 27 mil veículos por risco de incêndio

A montadora anunciou o recall de 27.527 carros elétricos de modelo Taycan fabricados entre 2019 e 2024
Ana Julia Pilato09/10/2024 14h58
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(Imagem: Porsche)
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A Porsche registrou, no início de outubro, o recall de 27.527 carros do modelo Taycan nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, os veículos elétricos fabricados entre 21 de outubro de 2019 e 1º de fevereiro de 2024 estão sob alto risco de curto-circuito da bateria, aumentando, assim, os riscos de incêndio.

Entenda:

  • A Porsche anunciou o recall de 27.527 carros do modelo Taycan nos EUA por risco de curto-circuito da bateria;
  • O anúncio abrange EVs fabricados entre 21 de outubro de 2019 e 1º de fevereiro de 2024;
  • A montadora não especificou a causa exata por trás do problema, mas acredita que esteja relacionado à produção das células da bateria;
  • A recomendação é de que os proprietários só carreguem a bateria até no máximo 80% de sua capacidade;
  • A solução definitiva será instalar um software de diagnóstico nos modelos afetados, detectando possíveis anomalias e, se necessário, substituindo os módulos.
Porsche anunciou recall de EVs do modelo Taycan. (Imagem: Porsche)

No documento da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a montadora não especificou a causa exata por trás dos curtos-circuitos, mas acredita-se que o caso esteja relacionado a um problema no processo de produção das células da bateria – que é fabricada pela LG na Polônia.

Leia mais:

Porsche vai instalar software de diagnóstico em modelos do recall

A recomendação da montadora é de que os proprietários de modelos Taycan fabricados entre as datas mencionadas anteriormente só carreguem seus EVs a “um máximo de 80% da capacidade da bateria”, como uma solução temporária até que o problema seja definitivamente resolvido.

Porsche vai instalar software para detectar anomalias em modelos do recall. (Imagem: Porsche)

O plano da Porsche é instalar um software de diagnóstico nos modelos afetados para acompanhar possíveis anomalias no módulo da bateria. Se uma delas for detectada, o proprietário poderá ver uma mensagem de aviso no painel do carro e a capacidade máxima da bateria será automaticamente limitada para 80% – caindo mais ao longo do tempo, sendo necessário substituir os módulos.

O comunicado ainda aponta que os proprietários receberão um aviso para levarem seus veículos a uma concessionária, onde os módulos da bateria serão inspecionados e o software será instalado. Caso alguma anomalia seja encontrada no processo, os módulos serão substituídos gratuitamente pela Porsche.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.