IA da Amazon vai te ajudar a decidir o que comprar

Nova ferramenta promete personalizar a experiência de compra do consumidor e facilitar a busca por produtos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 09/10/2024 18h18
amazon
Imagem: lesyeuxde.er/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon lançou uma nova ferramenta de compras com tecnologia de IA chamada “Guias de Compras”, que está disponível nos EUA no site móvel e nos aplicativos para iOS e Android. As informações são do TechCrunch.

Essa ferramenta foi projetada para ajudar os clientes a encontrar produtos com base em características específicas, oferecendo recomendações personalizadas enquanto navegam por cerca de 100 categorias, que incluem TVs, ração para cães, sapatos e cremes faciais.

Os “Guias de Compras” fornecem informações detalhadas sobre recursos, casos de uso e marcas, funcionando como uma alternativa automatizada ao Wirecutter, embora sem links de afiliados e a sensação de uma curadoria feita por humanos.

Ferramenta de IA vai fornecer informações pertinentes sobre produtos para os consumidores – Imagem: Amazon

Leia mais:

Segundo Daniel Lloyd, chefe de personalização da Amazon, o principal objetivo é “reduzir o tempo gasto pesquisando antes da compra”, tornando a experiência de compra mais eficiente e menos demorada.

Esses guias, juntamente com o chatbot de compras Rufus, são apenas os primeiros passos rumo a agentes de compras mais avançados, que poderão adicionar itens diretamente ao carrinho e facilitar o processo de checkout de forma automática.

Trishul Chilimbi, executivo de IA da Amazon, revelou que a empresa está trabalhando em protótipos para desenvolver esses agentes, com planos de permitir que os usuários simplesmente forneçam um comando e um orçamento para automatizar completamente a pesquisa, a navegação e a compra.

IA poderia iniciar uma nova era das compras online

  • Embora várias empresas de tecnologia tenham corrido para incorporar recursos de IA em seus produtos nos últimos anos, muitos ainda questionam o impacto disso no trabalho humano e nas avaliações de produtos.
  • A Amazon, no entanto, parece estar aproveitando a onda de interesse em IA para impulsionar suas vendas, uma estratégia que já utilizou no passado, como com a hype em torno da entrega por drones durante a temporada de compras de fim de ano de 2013.
  • Agora, a Amazon está novamente chamando a atenção de céticos e consumidores, sugerindo que sua capacidade de inovar continua a moldar o futuro das compras online.
amazon
Amazon tem preparado recursos de IA para se fortalecer ainda mais nas vendas online – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.