Kaspersky é banida da Play Store pelo Google – entenda

Todos os apps relacionados à russa Kaspersky não estão mais disponíveis na Play Store, inclusive no Brasil
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 09/10/2024 14h52
Kaspersky
Imagem: shutterstock/Muhammad Alimaki
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O aplicativo da Kaspersky, empresa russa especializada na produção de softwares de segurança, não está mais disponível na Play Store. O Google decidiu remover da loja virtual todos os apps relacionados à companhia, incluindo os populares Kaspersky Endpoint Security e o VPN & Antivirus by Kaspersky.

EUA acusam Kaspersky de representar riscos à segurança nacional

  • A remoção dos aplicativos da Play Store vai além de “simples” questões tecnológicas.
  • Em julho deste ano, a Kaspersky anunciou que encerraria as operações nos Estados Unidos.
  • A decisão foi uma resposta às sanções impostas pelo governo norte-americano.
  • Em junho, o Departamento de Comércio dos EUA sancionou a empresa russa e 12 de seus executivos, além de proibir o uso do software antivírus da Kaspersky, citando preocupações de segurança nacional.
  • A empresa é acusada de remover seu software de segurança dos computadores de clientes nos Estados Unidos e substituí-lo por uma solução alternativa da UltraAV, sem informar ou solicitar a permissão dos usuários.
  • Em comunicado, o Google confirmou que a remoção dos aplicativos foi resultado direto dessas sanções.
Play Store já não dispõem mais dos aplicativos da empresa russa (Imagem: tomeqs/Shutterstock)

Leia mais

Empresa russa fez recomendações aos usuários

A Kaspersky confirmou que a remoção dos aplicativos aconteceu em função das sanções da Casa Branca, mas destacou que estas restrições não poderiam ser adotadas fora do território norte-americano. Por conta disso, a companhia acusou o Google de decidir unilateralmente remover os produtos em outras partes do mundo (incluindo o Brasil).

A empresa ainda divulgou uma série de recomendação aos usuários (clique aqui para conferir o documento na íntegra). Segundo estas informações, os aplicativos que já haviam sido instalados a partir da Play Store continuarão a funcionar normalmente e receberão atualizações de banco de dados através da infraestrutura em nuvem da Kaspersky.

Letreiro com logo da Kaspersky
Companhia russa criticou decisão do Google (Imagem: Kaspersky)

A companhia também destacou que todos os recursos pagos do aplicativo também continuarão a funcionar. No entanto, observou que não será possível atualizar ou reinstalar um aplicativo através do Google Play. Por fim, a empresa recomendou que os aplicativos sejam baixados em outras lojas móveis, incluindo a Galaxy Store, Huawei AppGallery, Xiaomi GetApps e outras, ou diretamente no site da Kaspersky.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.