Microsoft deixa OneDrive mais rápido e esperto (com Copilot, claro)

Entre as novidades anunciadas para o OneDrive, estão: sincronização mais rápida, Copilot e pastas coloridas no Windows
Pedro Spadoni09/10/2024 11h56
Pessoa tocando em ícone do OneDrive em tela de computador com Windows
(Imagem: Wachiwit/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft anunciou várias novidades para o OneDrive, seu serviço (ou plataforma, se preferir) de nuvem, na terça-feira (08). Entre os destaques, estão: a sincronização mais rápida de arquivos, a chegada do Copilot (IA da Microsoft) e a implementação de pastas coloridas no OneDrive para Windows.

No entanto, essas novidades chegam apenas para quem paga para usar o OneDrive. Além disso, as mudanças vão aparecer na plataforma de nuvem da Microsoft gradualmente ao longo da reta final de 2024. Já outras novidades estão previstas para meados de 2025.

Copilot, sincronização mais rápida, pastas coloridas: o que vai mudar no OneDrive

O Copilot, agora disponível para os clientes comerciais no OneDrive, oferece uma ajuda personalizada para gerenciar pastas e arquivos. E a Microsoft anunciou o Copilot Agent, ferramenta que cria assistentes virtuais conforme as necessidades do usuário.

  • Por exemplo: a IA poderia criar um assistente virtual (que é compartilhável) para treinar novos funcionários em seus respectivos departamentos.
Captura de tela de Copilot Agent no OneDrive
Copilot vai criar assistentes virtuais personalizados no OneDrive (Imagem: Microsoft)

Outra novidade bem vinda para usuários é que o OneDrive está mais rápido na versão web (que você acessa pelo Chrome, Firefox, Opera), segundo a Microsoft. Na prática, significa que a sincronização após organizar arquivos em serviços do Microsoft 365, por exemplo, deve ficar mais ágil.

  • Também vai dar para escolher por quanto tempo um arquivo ficará disponível para outras pessoas ao ser compartilhado, o que pode diminuir a margem para erros e vazamentos.

A Microsoft também anunciou que o File Explorer do Windows agora suporta pastas coloridas do OneDrive, algo já disponível na versão web.

Leia mais:

Captura de tela com janelas do OneDrive com pastas coloridas no Windows
OneDrive vai mostrar pastas coloridas no Windows, coisa que já faz na versão web (Imagem: Microsoft)

Além disso, um novo aplicativo do OneDrive está disponível para Android (versão para iOS chega em novembro). Ele oferece uma experiência aprimorada para navegação em fotos e álbuns, além de uma pesquisa de fotos com IA que entende linguagem natural – isto é, o jeito que você fala.

  • O novo aplicativo para celulares também facilita a importação de fotos, vídeos e documentos de serviços de nuvem como Google Drive, Google Fotos e Dropbox, ampliando a interoperabilidade entre plataformas.

Já melhorias na biblioteca de documentos compartilhados e recapitulação de reuniões, por exemplo, estão previstas para meados de 2025.

Próximos passos: a Microsoft planeja integrar o Microsoft Designer ao OneDrive para facilitar a edição de fotos. Além disso, novos recursos de IA permitirão visualizações personalizadas e ações automáticas, como resumir e comparar arquivos, diretamente no File Explorer do Windows e no Finder do Mac.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.