Verdadeiro criador do Bitcoin continua sendo um mistério

Um documentário da HBO apontou Peter Todd como a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, pseudônimo usado pelo criador do Bitcoin
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 09/10/2024 16h58
hacker-critpo-1-e1728313180796-1920x1080
Imagem: stockphoto-graf/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mistério sobre o criador do Bitcoin pode não ter sido resolvido. Após um documentário da HBO supostamente ter revelado a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, pseudônimo usado pela suposta pessoa que criou a famosa criptomeda, o homem apontado veio a público negar a informação.

Todd afirmou que a conclusão é “ridícula”

De acordo com o documentário Money Electric: The Bitcoin Mystery, dirigido por Cullen Hoback, o inventor do Bitcoin é na verdade o especialista canadense em criptomoedas Peter Todd. O problema é que o homem desmente esta possibilidade.

Todd classificou a conclusão como “ridícula” e criticou a obra”. Em entrevista à BBC, ainda garantiu com todas as letras: “Eu não sou Satoshi Nakamoto”.

Peter Todd foi apontado como inventor do Bitcoin (Imagem: reprodução/HBO)

Peter Todd é um proeminente desenvolvedor de Bitcoin e foi creditado como responsável por muitas inovações na primeira e maior criptomoeda do mundo. Mas ele nunca havia sido nomeado como o possível inventor do ativo.

O homem garantiu que não há nenhuma evidência de que ele seja o criador do criptoativo. E ainda contou que foi forçado a viajar para longe de sua casa por medo de ataques de criminosos em potencial.

Leia mais

Busto de Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin
Busto de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin (Imagem: Istvan Csak/Shutterstock)

Identidade de Satoshi Nakamoto é um dos maiores mistérios dos últimos anos

  • Muito pouco se sabe sobre o pseudônimo usado pelo criador da criptomoeda mais famosa do mundo.
  • Ele criou um sistema monetário descentralizado e seguro, baseado em blockchain.
  • Após lançar o Bitcoin, publicou um white paper, ainda disponível on-line, em 31 de outubro de 2008.
  • Mas por algum motivo ainda desconhecido, Satoshi simplesmente deixou o projeto em 2010.
  • Ao longo dos anos, diversas teorias foram propostas, envolvendo desde programadores anônimos até figuras públicas como Elon Musk.
  • Apesar de sua ausência, o Bitcoin continua a crescer e sua influência se expandiu para diversas áreas, além das finanças.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.