iPhone 16: vendas ficam abaixo do esperado pela Apple

Bigtech apostou em recursos de inteligência artificial para atrair consumidores, mas estratégia parece não ter sido suficiente
Bruna Barone09/10/2024 11h57
Pessoa segurando iPhone 16 Pro na horizontal com dedo sobre botão de Controle da Câmera
(Imagem: Apple/YouTube)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Projeções iniciais da pré-venda do iPhone 16 indicam que o modelo pode não se sair tão bem no mercado quanto esperava a Apple. Foram 37 milhões de unidades vendidas no primeiro final de semana de encomendas, uma queda de 12% em relação à pré-venda da versão 15, segundo Ming-Chi Kuo, analista da Apple na TF International Securities.

A evolução dos modelos mais básicos pode ter feito cair a demanda por versões Pro e Pro Max, de acordo com analistas ouvidos pela CNN. A Apple vendeu 9,8 milhões de iPhone 16 Pros e 17,1 milhões de dispositivos iPhone 16 Pro Max, uma queda de 27% e 16% ano a ano, respectivamente, na comparação com lançamentos anteriores.

No Brasil, clientes encontram as novas versões no site oficial da empresa e em grandes varejistas online com valor mínimo de R$ 7,8 mil e máximo de R$ 15,5 mil. Veja as opções aqui.

Novas cores do iPhone 16 via Apple/reprodução
Evolução de modelos básicos pode limitar vendas do iPhone 16 (Imagem: Apple)

Outro fator que pode indicar o resultado abaixo do esperado é o tempo de entrega dos aparelhos. Quanto mais pessoas pedirem iPhones, maior será a espera. No caso do modelo 16 Pro, o prazo é de uma a duas semanas; na pré-venda do iPhone 15, esse tempo chegava a quatro semanas. 

Os números oficiais de vendas devem ser divulgados no relatório de lucros da bigtech previsto para novembro.

Apple Intelligence é a grande aposta da nova geração

A nova linha do iPhone tem uma série de recursos do Apple Intelligence, sistema de inteligência artificial que será lançado ainda neste mês, em versão beta, junto com o iOS 18.1. A tecnologia foi a grande aposta para atrair consumidores que, anos atrás, faziam fila nas portas das lojas para garantir os modelos mais atualizados.

apple intelligence
Recursos de IA da Apple serão lançados em outubro (Imagem: DenPhotos / Shutterstock)

Neste primeiro momento, os recursos da IA são aplicados principalmente em imagens, vídeos e navegação.

  • Ferramentas de escrita
  • Limpeza em Fotos
  • Criar um filme de memória em Fotos
  • Pesquisa em linguagem natural em Fotos
  • Resumos de notificação
  • Reduzir interrupções Foco
  • Avanço inteligente e silenciamento em Foco
  • Mensagens prioritárias no Mail
  • Resposta inteligente em Mail e Mensagens
  • Resumos em Mail e Mensagens
  • Melhorias na Siri, incluindo conhecimento do produto, tratamento de solicitações mais resiliente, nova aparência, voz mais natural, capacidade de digitar para Siri
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.