Qualcomm: vazam informações sobre novo chip topo de linha; confira

Snapdragon 8 Gen 4 deve ser lançado em algumas semanas e vai abastecer principais modelos a serem lançados a partir do fim de 2024
Rodrigo Mozelli11/10/2024 00h38
Montagem de pessoa segurando celular com desenho do chip Snapdragon 4s Gen 2, da Qualcomm, na tela
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Vazaram supostas informações e design do novo chip topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 4, semanas antes do anúncio oficial por parte da empresa. Os dados foram publicados na rede social chinesa Baidu.

Possível diagrama do novo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4
Possível diagrama do novo chip vazou na rede social Baidu (Imagem: Reprodução/Baidu)

(Supostas) informações do novo chip da Qualcomm

  • O chipset, supostamente, terá suporte para memórias RAM LPDDR5X, enquanto o esperado era que ele viesse com o padrão LPDDR6;
  • O documento vazado traz, também, que o Snapdragon 8 Gen 4 suportará armazenamento UFS 4.0, com velocidades de leitura e escrita de até 4.500 Mbps e 4.000 Mbps, respectivamente. Isso é, em tese, um tanto inferior ao protocolo Gen 4 se comparado ao padrão NVMe, mas o desempenho não deverá ser tão afetado;
  • Também foi revelado que a placa de vídeo do novo chipset, a Adreno 830, suportará resolução de 3.840 x 2.560 píxeis, a taxa de atualização de 144 Hz. Vale dizer que nem todas as fabricantes poderão adotar essa taxa de atualização.

Outras novidades incluem a possibilidade de duas versões distintas: a SM8750P, com suporte apenas para Wi-Fi, e a SM8750, mais completa, com suporte a redes móveis de alta velocidade.

Esta última deve equipar smartphones topo de linha a partir do fim deste ano, sendo compatível com as bandas mmWave 5G e sub-6GHz. Entre os modelos esperados para serem equipados com o chip estão os Galaxy S25, Xiaomi 15 e OnePlus 13.

Leia mais:

Fachada da Qualcomm
Empresa deve fazer evento de lançamento nas próximas semanas (Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)

O novo chip da Snapdragon também deverá ter suporte para Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e UWB para localização precisa. Ele também deve ter dois núcleos Oryon com alto desempenho e clock de até 4,1 GHz, além de seis núcleos Oryon otimizados para eficiência e clock de 2,8 GHz.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.