Marcas de creatina são reprovadas em testes; veja quais

As creatinas apresentaram diferenças entre a concentração presente no conteúdo e as informações exibidas no rótulo dos produtos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 14/10/2024 14h22
creatina-1-1920x1080
Imagem: Erhan Inga/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) aponta que 18 marcas de creatinas comercializadas no Brasil foram reprovadas em testes. Isso significa que os produtos apresentam diferenças entre a concentração presente no conteúdo e as informações exibidas no rótulo.

Produtos excederam limite estabelecido pela Anvisa

Neste ano, no total, 88 amostras de produtos foram analisadas, sendo 77% delas aprovadas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma alteração de até 20%. Qualquer valor acima disso significa a reprovação da marca.

A creatina funciona como um combustível para os músculos esqueléticos e pode promover o crescimento muscular quando combinado com o exercício. O armazenamento dessa substância ocorre, principalmente, nas fibras musculares, e uma parte menor vai para o cérebro.

Ao longo do dia, o corpo reabastece naturalmente a creatina em seus músculos, mas os suplementos ajudam a “abastecer o tanque”, aumentando a disponibilidade da substância no corpo humano. Isso traz benefícios não apenas para pessoas que treinam, mas para indivíduos com sarcopenia, por exemplo, que têm perda de massa muscular.

A Anvisa permite uma alteração de até 20% no conteúdo da creatina (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além disso, há diversos estudos que avaliam o uso da creatina para melhorar a cognição entre idosos. Segundo especialistas, consumir uma creatina com a concentração abaixo do prometido significa não atingir a quantidade da substância indicada.

A Abenutri acrescenta que as empresas SUPLEY (fabricante marcas Probiotica e Max Titanium) , BRG (Integralmédica e Darkness) Rainha Laboratórios (Body Action) e Dux Nutrition tiveram seus produtos analisados, porém, entraram com medidas jurídicas para que os resultados não fossem divulgados.

Leia mais

Creatina traz diversos benefícios ao corpo (Imagem: Savvapanf Photo/Shutterstock)

Lista de marcas de creatina reprovadas:

  1. AGE – Creatina Monohidratada
  2. Cellucor – Creatina
  3. Dymatrix Nutrition – Creatina Monohidratada
  4. GENERIC LABS – Creatina Monohidratada
  5. IMPURE NUTRITION – Creatina
  6. INTLAB – Power Creatina
  7. Iron Tech Sports Nutrition – Creatina Monohidratada
  8. Muscle Pharm – Creatina
  9. NFT Nutrition – Creatina 100% Pura
  10. TRIBE NUTRITION – Creatina Monohidratada
  11. Dark Dragon – Crea Delite
  12. Demons Lab – Creature
  13. EVOLUTION NUT. – Creawell
  14. Melius Nutrition – Creatina 100%
  15. MUSCLE FULL – Creatina
  16. PROSIZE – Creatina
  17. SCI NUTRITION – Creatina Pura
  18. Wise Health – Creatina Monohidratada
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: