Adobe lança IA que gera e edita vídeos usando imagens e texto

Ferramenta permite que os usuários gerem vídeos a partir de imagens e prompts
Gabriel Sérvio14/10/2024 14h48, atualizada em 14/10/2024 14h59
Logotipo do Adobe Firefly na tela de exibição do iPhone com fundo de inteligência artificial
(Imagem: Mehaniq / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Adobe lançou nesta segunda-feira (14) o Firefly Video Model, seu modelo capaz de gerar vídeos usando IA generativa. A novidade virá integrada em novas ferramentas, incluindo algumas integradas no software de edição Premiere Pro.

Em resumo, o modelo consegue criar vídeos a partir de fotos, prompts de texto ou até alterar a duração de clipes. Confira abaixo os principais destaques.

Nova IA da Adobe cria e também edita vídeos

  • A ferramenta ‘Generative Extend’ foi lançada em versão beta para o Premiere Pro;
  • Como o nome em inglês sugere, ela pode aumentar um clipe que ficou curto demais, ou fazer alguns ajustes de edição, como corrigir movimentos bruscos na cena;
  • Segundo informações da Adobe, os clipes podem ser estendidos em até dois segundos, ou seja, é uma alternativa para corrigir pequenos problemas;
  • Os clipes estendidos podem ser gerados nas resoluções 720p ou 1080p a 24 FPS;
  • O recurso também funciona para ajustar o áudio, estendendo efeitos sonoros, por exemplo, por até dez segundos, mas não diálogos ou música.
Nova ferramenta de IA da Adobe pode preencher lacunas nas filmagens. (Imagem: Adobe)

Duas outras ferramentas de geração de vídeo também foram lançadas: a ‘Text-to-Video’ e a ‘Image-to-Video’. Ambas foram liberadas como versão beta pública limitada no aplicativo web Firefly.

A primeira funciona basicamente como o Sora da OpenAI. Os usuários só precisam adicionar uma descrição de texto para o que desejam criar. Ela pode emular uma variedade de estilos, como animação 3D e stop motion.

Os clipes gerados podem ser refinados com simulações de ângulos de câmera, movimento e distância de filmagem, como mostra a imagem abaixo:

Opções de controle da câmera podem ajustar mais detalhes do vídeo gerado. Imagem: Adobe

Já o ‘Image-to-Video’ permite também usar uma imagem de referência junto com um prompt de texto para gerar resultados ainda melhores. A duração máxima é atualmente de cinco segundos, e a qualidade chega a 720p e 24 FPS.

Leia mais:

Quando os novos recursos de IA da Adobe estarão disponíveis?

Não está claro quando as ferramentas sairão do beta, mas pelo menos elas estão disponíveis publicamente — o que ainda não aconteceu com concorrentes como o Sora e o Movie Gen da Meta, por exemplo.

Segundo a Adoba, os recursos levam cerca de 90 segundos para gerar conteúdo, um “modo turbo” deve ser liberado no futuro.

As novidades foram anunciados hoje na conferência MAX da Adobe. A empresa também apresentou uma série de recursos de IA para outros aplicativos no evento.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.