Apple tem plano para ser líder nas casas inteligentes

Com uma estratégia focada em hardware e inteligência artificial, a Apple busca conquistar um mercado que ninguém dominou ainda
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 14/10/2024 20h01
apple
Imagem: slvn_an/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple está finalmente se preparando para entrar no mercado de casas inteligentes, após anos de atrasos em relação à Amazon e Google, segundo uma análise da Bloomberg.

Embora tenha se destacado em dispositivos móveis, a empresa enfrentou dificuldades em áreas como automóveis, realidade aumentada e tecnologia doméstica. Seus produtos para casa, como o HomePod e a Apple TV, não conseguiram igualar o sucesso dos concorrentes.

Agora, a Apple está adotando uma nova estratégia para conquistar o mercado de casas inteligentes. Nos próximos dois anos, o foco será o desenvolvimento de hardware doméstico, incluindo um novo sistema operacional chamado homeOS e um display inteligente, além de um dispositivo de mesa robótico.

Leia mais:

Logo do Apple Intelligence no visor de um iPhone
Apple Intelligence será crucial nos planos da Apple para as casas inteligentes (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Como a Apple deve explorar este mercado

  • Para ter sucesso, a Apple planeja integrar seu hardware com uma ampla gama de acessórios, utilizando o protocolo Matter, que facilita a compatibilidade entre dispositivos de diferentes marcas.
  • A inteligência artificial também será fundamental, com a nova plataforma Apple Intelligence permitindo automação e controle avançado por meio do assistente digital Siri.
  • Além disso, a Apple está reformulando seu software, incluindo um novo aplicativo Home e uma equipe dedicada ao ecossistema doméstico, transferindo engenheiros de projetos anteriores.

Embora a Apple ainda tenha um histórico misto em produtos domésticos, o mercado de casas inteligentes continua aberto, pois nem Amazon, nem Google têm dominado completamente.

A Apple está desenvolvendo um novo display inteligente acessível e um dispositivo de mesa mais avançado, que pode se destacar pela inovação.

Se a Apple conseguir implementar essas mudanças com sucesso, poderá se estabelecer como um líder no setor de casas inteligentes, um mercado ainda em evolução.

apple
Apple vai focar em inovação em seus produtos domésticos (Imagem: Divulgação/Apple)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.