Duas pessoas teriam se comunicado em sonho pela primeira vez

Empresa americana fez dois indivíduos trocarem mensagem enquanto tinham sonhos lúcidos
Duas pessoas teriam se comunicado em sonho pela primeira vez
(Imagem: Divulgação/REMspace)

Duas pessoas se comunicaram pela primeira vez em sonho. Quem afirma que atingiu o feito inédito é a startup americana REMspace, sediada na Califórnia.

Continua após a publicidade

A empresa conduziu dois testes bem-sucedidos, o mais recente deles aconteceu na última terça-feira (8).

Indivíduos trocaram mensagem em sonhos lúcidos

  • O primeiro experimento foi conduzido em 24 de setembro com dois participantes, um homem e uma mulher;
  • A dupla dormiu em casas diferentes enquanto suas ondas cerebrais e dados polissonográficos foram acompanhados remotamente;
  • Quando foi identificado que o homem entrou em um sonho lúcido, foi gerada uma palavra aleatória enviada até ele usando fones de ouvido (são aqueles em que o sonhador tem consciência de que está sonhando enquanto o sonho acontece);
  • O indivíduo repetiu a mesma palavra no sonho e a resposta foi capturada e armazenada em um servidor;
  • Alguns minutos depois, a mulher também entrou em um sonho lúcido e recebeu a mesma mensagem armazenada do primeiro participante;
  • O experimento marca a primeira mensagem trocada entre duas pessoas em sonho;
  • No experimento mais recente, duas outras pessoas se comunicaram da mesma forma.

O vídeo abaixo mostra como funciona o experimento:

Segundo informações da empresa divulgadas no Facebook, um artigo sobre os testes será publicado em 2025. Em comunicado, a REMspace disse que os resultados confirmam que “sonhos lúcidos podem desbloquear novas dimensões de comunicação”.

“Isso abre as portas para inúmeras aplicações comerciais, remodelando a maneira como pensamos sobre comunicação e interação no mundo dos sonhos”, acresentou Michael Raduga, fundador e CEO da REMspace.

Leia mais

Quais são os próximos passos

Os pesquisadores trabalham para melhorar a tecnologia para, eventualmente, permitir comunicação em tempo real nos sonhos. A meta pode ser alcançada nos próximos meses, promete a startup.

Gabriel Sérvio
Gabriel Sérvio

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email