Imagem: Reprodução/Ai-Da Robot
As discussões sobre o que é e o que não é arte prometem escalar para um novo nível nos próximos dias. Isso por que a ciência acaba de colocar um novo ingrediente nesse debate: um robô humanoide com Inteligência Artificial que pinta quadros.
A robô artista Ai-Da foi criada em 2019 por uma equipe liderada por Aidan Maller, galerista e fundador do Ai-Da Robot Studio, em parceria com especialistas em IA das universidades de Oxford e Birmingham, na Inglaterra.
Leia mais
Ela pinta quadros e faz poesia desde aquela época. A novidade agora é que uma importante galeria de arte, a britânica Sotheby’s, vai leiloar uma obra de Ai-Da. É a primeira vez que algo parecido acontece na história.
Intitulada “AI God” (Deus da IA), a pintura de 2,2 metros retrata o matemático inglês Alan Turing, considerado um dos pais da informática e da computação. É a imagem que aparece logo após o título deste texto (em destaque, à esquerda).
O leilão será online, com duração do dia 31 de outubro a 7 de novembro. A expectativa dos organizadores é que o quadro atinja um preço de 100 mil a 150 mil libras (algo entre R$ 740 mil e R$ 1,1 milhão).
Você conhece Romero Britto? Já viu as obras dele? Se nunca viu, procure rapidamente no Google. Conheço gente que não considera os quadros dele arte.
Algo parecido ocorre em alguns círculos ao citar Andy Warhol. Sua pop art é uma forma de arte? E suas “Latas de Sopa Campbell”?
Como disse no começo do texto, discussões como essa se arrastam há séculos. A Robótica e a Inteligência Artificial tendem a deixar a questão ainda mais complexa.
É inegável que o quadro de Alan Turing é bonito. Mas podemos cravar que ele é algo genuíno? Ou ele é apenas um produto de dados, uma cópia aprimorada do que os humanos que vieram antes fizeram?
Os defensores dos robôs e da IA podem rebater: mas movimentos artísticos que surgiram na história também não tiveram influência de todos os outros que vieram antes?
Pois é, estamos diante de um debate extremamente complexo. E que vai ficar cada vez mais em evidência depois desse leilão promovido pela Sotheby’s. O Olhar Digital acompanha de perto.
As informações são da Deutsche Welle.
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de outubro de 2024 15:17