É criador? Adobe vai te ajudar a impedir propagação de conteúdo de forma indevida; entenda

Know How visa combate à desinformação e apropriação indevida de conteúdos
Rodrigo Mozelli16/10/2024 21h05
Fachada da Adobe
Imagem: Charles McClintock Wilson/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Adobe está desenvolvendo ferramenta capaz de identificar e autenticar a propriedade de uma imagem ou vídeo em qualquer lugar na internet e em vários locais no mundo real, como pôsteres, copos e tecidos.

O Know How foi anunciado pela big tech no evento Adobe Max, realizado entre segunda-feira (14) e esta quarta-feira (16). A ferramenta visa o combate à desinformação e apropriação indevida de conteúdos.

Como funciona a nova ferramenta da Adobe?

  • O Know How é baseado na tecnologia Adobe Content Credentials;
  • Ele aplica uma tag digital para rastrear onde parte de um conteúdo foi divulgado, quem é seu criador e até se e como ele foi manipulado;
  • Fornecendo imagem ou vídeo que contenha o Content Credentials, o recurso ajuda criadores a determinar a propriedade sobre seu conteúdo, mesmo se os metadados de autenticação tenham sido removidos;
  • Uma demonstração vista pelo The Verge no começo do desenvolvimento da ferramenta conseguiu exibir dados do Content em uma imagem exibida em uma sacola, que tinha muita textura. Isso foi possível apenas com a captura dela por meio de uma câmera.

Exemplo de uso do Know How
Testes iniciais detectaram, com sucesso, uma imagem estampada em uma sacola (Imagem: Adobe)

Como sabemos, é muito comum que artes e designs sejam publicados em redes sociais sem o devido crédito ao criador, limitando os objetivos possíveis com a exposição extra. Com sua nova ferramenta, a Adobe vai permitir que esses criadores possam ter uma proteção sobre seu trabalho e diminua as reclamações sobre o tema.

Os criadores e usuários podem resolver da forma tradicional, bastando apenas deixar comentários creditando-os, mas o Know How protege ainda mais os conteúdos, dificultando a vida de quem rouba essas mídias.

Leia mais:

O recurso também é capaz de oferecer mais benefícios. Por exemplo: se um vídeo foi cortado, ou editado de modo a mudar seu contexto, o Know How consegue buscar o vídeo original, do jeito em que ele foi publicado pela primeira vez.

Segundo a Adobe, alguns governos já adotaram o Content Credentials, enquanto outros buscam implementá-la. Isso permitirá uma proteção adicional contra vídeos manipulados e utilizados para propagação de fake news, especialmente sobre política.

Contudo, apesar da apresentação do projeto, não é garantido que a Adobe o lance como produto final. Ainda assim, podemos vislumbrar isso acontecendo no futuro, dada a força que a big tech tem feito para propagar e popularizar o Content Credentials, base do Know How.

Outro exemplo de uso do Know How
Recurso pode não ser lançado como produto final (Imagem: Adobe)

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.