Google terá restruturação relevante em cargos de liderança

Em meio a um foco crescente em IA, a reestruturação ocorre em um momento crucial, enquanto o Google enfrenta desafios regulatórios
Leandro Costa Criscuolo17/10/2024 19h19
google
Imagem: Tada Images/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está passando por uma significativa reestruturação em sua liderança. Em um memorando enviado à equipe nesta quinta-feira (17), o CEO Sundar Pichai anunciou que Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior responsável por pesquisa, anúncios e outros setores-chave, assumirá o cargo de tecnólogo-chefe.

“Prabhakar decidiu que é hora de avançar em sua carreira”, afirmou Pichai.

“Após 12 anos liderando equipes no Google, ele retornará às suas origens na ciência da computação e assumirá a posição de tecnólogo-chefe. Nessa função, trabalhará em estreita colaboração comigo e com outros líderes do Google para oferecer direção técnica e liderança, além de desenvolver nossa cultura de excelência tecnológica”, concluiu o CEO.

Sucesso da divisão de pesquisa também já foi definido

  • Desde 2018, Raghavan tem sido responsável pelos anúncios e comércio, e em 2020 foi promovido a chefe do Google Search and Assistant.
  • Nick Fox, membro da equipe de Raghavan, o sucederá, liderando as divisões de pesquisa, anúncios, geo e comércio do Google.
  • Fox foi fundamental no lançamento de produtos como Google Fi e mensagens RCS, conforme mencionado por Pichai.
google
Troca de cadeiras do Google ocorre em momento em que a empresa é investigada por criar suposto monopólio – Imagem: Valeriya Zankovych / Shutterstock.com

Leia mais:

Além disso, o Google está reorganizando outras equipes. A divisão que cuida do aplicativo Gemini, sob a liderança de Sissie Hsaio, se unirá ao Google DeepMind, dirigido por Demis Hassabis. A equipe do Google Assistant também fará parte da divisão de plataformas e dispositivos.

Essas mudanças ocorrem em um momento crítico para o Google, que busca se firmar como um agente relevante no campo da inteligência artificial, enquanto lida com a possibilidade de um desmembramento pela ação do governo dos EUA, que considera seu negócio de busca um monopólio.

Outras equipes do Google também serão reestruturadas (Imagem: Daniel Pawer / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.