Inesperadamente, ilha caribenha começou a lucrar graças à IA; entenda

Anguilla possui o domínio .ai, e seu uso virou tendência desde que as IAs se popularizaram, impactando na receita da região
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 17/10/2024 07h00, atualizada em 01/11/2024 14h11
Bandeira de Anguilla
Anguilla controla o domínio de internet .ai (Imagem: Steve Allen/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A ascensão da inteligência artificial (IA) gerou ganhos inesperados para Anguilla, pequena ilha do Caribe que controla o domínio de internet .ai. Segundo o TechXplore, desde o lançamento do ChatGPT, o registro de domínios .ai disparou, elevando a receita do governo local para impressionantes US$ 32 milhões (R$ 181,42 milhões, na cotação direta), representando cerca de 20% da sua receita total.

O território britânico recebeu o domínio na década de 1990 e, agora, se beneficia de taxas de registro e renovação que crescem à medida que empresas buscam estabelecer presença online ligada à inteligência artificial.

Com mais de 533 mil domínios .ai ativos (entre eles, o da xAI, de Elon Musk), Anguilla firmou acordo com a empresa estadunidense Identity Digital para gerenciar esses registros, o que não só melhora a segurança, mas, também, promete aumentar ainda mais as receitas do governo.

Leia mais:

Domínios finalizados em “.ai” aumentaram significativamente desde que a IA começou a crescer (Imagem: Happy Stock Photo/Shutterstock)

Esses fundos estão sendo destinados a projetos importantes, como expansão do aeroporto local, assistência médica gratuita para idosos e desenvolvimento de centro de treinamento em tecnologia nas escolas locais.

Anguilla não quer se tornar dependente destas receitas

  • O primeiro-ministro local, Ellis Webster, destaca que, embora essa nova fonte de renda seja crucial, é fundamental diversificar a economia da ilha, evitando dependência excessiva de um setor que pode ser volátil;
  • Webster também expressa otimismo em relação ao futuro, sugerindo que as receitas podem até dobrar em relação ao ano anterior, o que ajudaria a fortalecer a economia e a resiliência da ilha frente a choques externos;
  • Ele ressalta a importância de garantir que Anguilla não dependa apenas dos domínios .ai para não enfrentar cortes drásticos em programas essenciais no futuro.

Além disso, a parceria com a Identity Digital irá aprimorar a infraestrutura digital da ilha, permitindo acesso mais rápido aos sites .ai e protegendo a ilha contra possíveis ameaças cibernéticas.

Essa evolução representa oportunidade significativa para Anguilla, tanto para sustentar sua economia como para promover crescimento sustentável e diversificado.

IA modelo
Anguilla tem encontrado na IA fonte poderosa de renda (Imagem: MUNGKHOOD STUDIO/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.