Caminhão elétrico sem cabine será usado pela primeira vez em operações no Brasil

Modelo terá recursos de IA para analisar trajetos em tempo real
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 18/10/2024 21h32
Caminhão elétrico autônomo da Suzano
Veículo está em testes (Imagem: Divulgação/Suzano)
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A Suzano, empresa de produtora de celulose, anunciou testes do primeiro caminhão autônomo elétrico da América Latina em operações portuárias no Brasil. A expectativa é apresentar e colocar o veículo em prática já nos próximos anos.

O objetivo por trás da iniciativa é diminuir o risco para motoristas, aumentar a eficiência e reduzir custos e emissões.

Caminhão elétrico recebeu apoio para sair do papel (Imagem: Divulgação/Suzano)

Primeiro caminhão elétrico autônomo a entrar em operação no Brasil

O projeto é da Suzano em parceria com a Lume Robotics, empresa brasileira de soluções para mobilidade urbana responsável pela configuração “sem cabine” do modelo. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) selecionou a iniciativa para receber apoio e fechou contrato de R$ 3 milhões para o desenvolvimento do veículo.

Veja como funciona o caminhão elétrico autônomo:

  • O modelo usa o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, que contém uma série de hardwares, como sensores a câmeras integrados a programas de controle, incluindo IA;
  • Isso permite que o caminhão não dependa de comandos tradicionais – afinal, não precisa de um motorista;
  • No lugar, ele se localiza com precisão em tempo real e de forma autônoma usando a tecnologia. Segundo a Suzano, é possível desviar de obstáculos (fixos e móveis) e responder de forma dinâmica ao ambiente de trabalho.

Testes serão em operação portuária real da Suzano (Imagem: Divulgação/Suzano)

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Caminhão elétrico já tem previsão para começar a funcionar

Ainda de acordo com a nota, o caminhão elétrico sem cabine terá testes de implementação e validação em operação portuária real da Suzano. O trabalho é andar trajeto de quatro quilômetros, entre o armazém e o costado do navio, carregando 64 toneladas de celulose. Esse processo deve acontecer cerca de 50 vezes por dia sem parar.

A previsão é que o modelo fique pronta para apresentação em 2027, com as operações de testes começando até 2028.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.